Os erros e acertos ao presentear um colega de trabalho

0

Diante da grande convivência com os colegas de trabalho, é normal desenvolver afinidade por algumas pessoas e ter um certo carinho por elas, afinal, vocês passam o dia inteiro juntos, almoçam, conversam e percebem quando o outro não está bem. Em datas especiais ou no amigo secreto da empresa, você pode ficar na dúvida de como presentear certos colegas e, para te ajudar, fizemos uma listinha com algumas dicas para não cometer nenhuma gafes nesse momento.

Antes de comprar um presente para um colega pense no nível de intimidade que você tem com essa pessoa. Dar uma garrafa de vinho pode parecer uma boa ideia, mas você já pensou se essa pessoa gosta de vinho ou está de dieta e você chega com uma tentação dessas? Certamente, o mimo não agradará muito.

Outras coisas que não pegam bem são roupas íntimas – acredite, há pessoas que dão esse tipo de coisa no escritório -, ou roupas em geral e sapatos. Tenha sempre em mente que nada que não combine com o gosto de uma pessoa deve ser dado de presente.

Mesmo no caso de um colega de trabalho que é seu amigo pessoal, para comprar um presente para ele(a) e dá-lo na empresa precisamos ter alguns cuidados, pois pode gerar comentários e passar informações que as outras pessoas não precisam saber. O ideal, nessa situação, é entregar o presente à pessoa de maneira discreta e, se conseguir, fora do escritório. Um momento descontraído no fim de semana é a situação ideal!

 Para não errar na hora de presentear um colega de trabalho, aposte nos vale-compras de livrarias, lojas em geral ou cafeterias que a pessoa frequente. Como um vale-presente é algo impessoal, a dica é escrever um cartão para deixar o presente mais especial e passar a mensagem de “obrigado” ao colega ou chefe de trabalho. O líder, aliás, pode ser presenteado por seus subordinados, mas, para evitar que um tente “se destacar” mais do que o outro, é recomendável que os colaboradores deem um único presente, escolhido por todos.

Bom senso até na hora de presentear é a chave para não se indispor com os colegas de trabalho e ter a certeza de tomar uma atitude agradável. Mostre sua consideração por quem trabalha com você de maneira elegante e discreta – as chances de o seu presente ser um sucesso são enormes!

Compartilhe.