Como organizar seu trabalho antes de tirar férias

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Está programando suas férias? Não importa o quanto você goste do seu trabalho, tirar algumas semanas de descanso e ter um tempo para si é fundamental para recarregar as energias.

Mas o período de férias, como qualquer outro projeto, demanda planejamento – e não estamos falando aqui dos seus planos de viagem. Antes de passar um tempo longe do escritório, é preciso organizar as suas pendências e atividades, não somente para auxiliar aqueles que ficam, mas também para que a sua volta ao trabalho seja mais tranquila.

Para evitar transtornos e planejar um bom retorno, separamos algumas dicas para você.

  1. Faça uma lista de tarefas que precisam ser executadas antes de sua partida

Para desconectar do trabalho e aproveitar suas férias, você precisará resolver suas pendências – ou pelo menos deixá-las encaminhadas para que elas não te acompanhem nesse período de descanso. Por isso, tire um tempo para definir e organizar tudo o que precisa ser resolvido ou delegado para um colaborador que ficará responsável por suas atividades durante a sua ausência.

Se as tarefas puderem esperar até a sua volta, liste-as e faça anotações para que, quando voltar, você consiga se lembrar facilmente do que precisa ser feito.  

  1. Delegue suas atividades ao colaborador que irá substituir você

Antes de sair de férias, o ideal seria adiantar todas as tarefas possíveis para que seu retorno seja tranquilo e a empresa consiga desenvolver suas atividades no mesmo ritmo. Mas sabemos que, além de sempre haver a possibilidade de surgirem demandas imprevistas, algumas tarefas não podem ser executadas com antecedência e requerem atenção diária de um colaborador.

Assim, é necessário delegar suas funções a um colega ou mesmo a um time que ficará responsável por elas nesse período. Uma boa dica é criar roteiros explicativos sobre como desempenhar suas atividades da melhor maneira. Lembre-se, também, de anotar os pontos de contato importantes com quem você interage em sua rotina, caso seu substituto precise acioná-los.

  1. Organize suas coisas

Ao retornar ao trabalho, um novo ciclo se iniciará e é importante aproveitar o momento de energia renovada. Para isso você deve, antes de sair de férias, tirar um tempo para organizar sua mesa e gavetas, mas também os seus arquivos virtuais e e-mails. Lembre-se de que haverá muitas novas mensagens esperando você quando voltar, e é melhor deixar sua caixa de entrada organizada para recebê-los.

Além disso, jogue fora todos os post-its, papéis e outros materiais que não lhe serão mais úteis. Caso tenha alimentos guardados no escritório, cheque a validade e leve para casa tudo aquilo que precisará consumir até seu retorno. Tudo isso o ajudará a levar menos tempo para retomar sua rotina quando as férias acabarem.

  1. Configure um lembrete no seu e-mail

O e-mail é um dos canais de comunicação mais utilizados em qualquer empresa, seja dentro ou fora do escritório. Imagine agora o mal-estar que pode surgir caso você receba um e-mail urgente de alguém que não sabia de suas férias e só retorne o contato semanas depois.

Assim, lembre-se de configurar uma mensagem automática informando o período no qual ficará ausente e a pessoa que está responsável por suas funções na empresa. Inclua também o contato desse colaborador.

Agora que seu espaço e suas atividades estão organizados, você pode parar de sonhar com as férias e aproveitá-las sem se preocupar com o trabalho. E ainda vai ter a certeza de poder retornar à sua rotina de maneira organizada e saudável. 🙂

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