Oito hábitos diários surpreendentes das pessoas mais bem sucedidas do mundo

0
“Somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito”, dizia Aristóteles. Mas o que será que as pessoas bem sucedidas e os profissionais exemplares têm em comum em suas rotinas? Seria possível se inspirar neles para ser um líder reconhecido? Embora alguns hábitos sejam um pouco estranhos, outros podem facilmente ser adaptados à sua rotina. Quem sabe não dá certo, né? Vale a pena tentar!
Começaremos pela COO do Facebook, Sheryl Sandberg, com um hábito bem saudável e pouco coerente com sua profissão, que demanda muita conectividade e presença online constante: ela desliga seu celular toda noite antes de ir dormir. Sherryl diz que tem a necessidade de se desconectar completamente do mundo para descansar. Por outro lado, a rotina de Richard Branson, fundador do Virgin Group, é justamente não ter rotina. Ele diz que cada dia precisa ser único, então, sua dica para o sucesso é, por exemplo, tirar pausas para tomar chá ou desfrutar de um longo banho bem quente.

 Marc Ecko, designer fashion e investidor, coleciona personagens do filme Star Wars para atrair boa sorte. Já Russell Simmons, criador de Def Jam, aposta na meditação para atingir seu potencial máximo. Por isso, ele medita todos os domingos de manhã. Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, anunciou que sua resolução para 2015 seria ler um novo livro a cada semana para ampliar sua cultura e crenças. Hábitos simples, né? E sobre os fins de semana e manhãs? Confira dicas vindas de hábitos de alguns ícones do mundo dos negócios:

 1. Acorde cedo

Pelo menos é isso que Robert Iger, CEO da Disney, recomenda. Ele acorda às 4h30 da manhã todos os dias, incluindo os domingos. Nesse caso ele tem o apoio da ciência, pois pesquisas mostram que pessoas bem sucedidas não dormem até tarde.

2. Tenha um planejamento

Essa é a dica de Benjamin Franklin. Pessoas de sucesso sabem da importância de ter metas diárias e os fins de semana não são exceção. Deixar o dia correr à vontade e de qualquer jeito não é uma boa opção.

3. Não queira fazer tudo ao mesmo tempo

As pessoas multi-task, segundo Timothy Ferris, autor do best-seller Trabalhe 4 Horas por Semana, têm eficiência reduzida. Segundo ele, é preciso estar presente em cada atividade. Ele recomenda que você tenha uma ou duas metas ou desafios por dia para assegurar a produtividade.

4. Tenha tempo para hobbies

Warren Buffet, investidor de maior sucesso do século XX, gosta de tocar ukulele no tempo livre, sabia? Você pode não acreditar, mas esse seu hobby ajuda muito em seu crescimento profissional. George W. Bush gosta de pintar, por exemplo, e a famosa atriz Meryl Streep faz tricô nos momentos de folga!

5. Encontre tempo para refletir

Esse é o conselho de Bill Gates. Segundo o fundador da Microsoft, é “ótimo celebrar o sucesso, mas é mais importante aprender as lições da derrota.” Os fins de semana são perfeitos para essa reflexão, que nos preparará para uma semana ainda melhor.

6. Exercite-se antes de iniciar suas tarefas

Não importa o tipo de exercício. Pode ser yoga, natação, corrida.. o importante é se exercitar antes do trabalho. Ursula Burns, CEO da Xerox, inicia um treinamento às 6h da manhã duas vezes por semana e Frits van Paasschen, CEO do Starwood Hotels, corre durante uma hora toda manhã, começando às 5h30. Esse tipo de exercício antes do café da manhã ajuda a reduzir o estresse do restante do dia e melhora o sono.

7. Trabalhe a sua criatividade escrevendo

Dedicar-se a uma outra atividade como escrever um romance ou poesias pode contribuir muito para seu sucesso profissional. Por exemplo: que tal achar um tempo de manhã para se dedicar à escrita? Estudos mostram que escrever um pouco por dia tem resultados melhores do que fazer uma história de uma vez só.

8. Passe momentos de qualidade com a sua família

As pessoas de sucesso usam suas manhãs para investir no relacionamento com a família. Judi Rosenthal, executiva financeira em Nova Iorque, diz que suas manhãs são essenciais para ajudar sua filha a se vestir, fazer a cama, o café da manhã e conversar um pouco. Segundo ela, esses 45 minutos são “o tempo mais precioso que tenho no dia.”

Compartilhe.