Odeia dias chuvosos? Saiba por que eles podem ser muito bons para seu trabalho

Os dias chuvosos são deprimentes, sim. Não há um ser humano que olhe na janela, veja aquele temporal caindo e pense: “puxa, que bacana. Vou trabalhar!”

Ok, nós sabemos que esses momentos são terríveis e tiram toda a nossa disposição para render mais no trabalho. Mas você sabe que podemos ficar ainda melhor ou mais velozes em nossos trabalhos durante os dias chuvosos?

Um estudo conduzido por Jooa Julia Lee, da Universidade de Harvard, Francesca Gino, da Harvard Business School, e Bradley R. Staats, da Universidade da Carolina do Norte, diz que a produtividade de uma pessoa é muito maior em dias em que o sol não está brilhando, acredite você ou não.

A razão para chegarem a esse resultado? A descoberta de que, em dias nublados e chuvosos, a tendência de uma pessoa a pensar em fazer atividades ao ar livre é menor e, assim, elas conseguem se concentrar mais. Em outras palavras, em vez de ficar olhando a cada cinco minutos pela janela e pensando no que poderia estar fazendo naquele momento, você se concentrará mais no seu trabalho.

Mas aí você diz: mau tempo e chuva dão sono, certo? Sim, eles realmente nos deixam mais preguiçosos, porém há evidências de que as pessoas são menos produtivas quando o tempo está bom porque têm mais escolhas e ocupam seu cérebro pensando em tomar sorvete, praticar esportes ao ar livre, caminhar, etc. Se você enfrentar o soninho do tempo ruim, certamente conseguirá render muito mais.

Pense nessa dica como um oportunidade. Da próxima vez em que o tempo lá fora estiver feio, em vez de se irritar, tente encarar de frente o seu trabalho. Como bônus, você ganhará pontos com seu chefe para, quem sabe, pedir uma folguinha em um dia de calor. Vale a tentativa!

Compartilhe.