O segredo para melhorar sua performance? Faça uma coisa de cada vez

O profissional de hoje em dia é multitarefa. Ele escreve ao mesmo tempo em que fala ao telefone, responde mensagens em redes sociais e participa de uma reunião. Esse conceito, tido como ideal, é um símbolo de produtividade e performance, pois mostra que o desempenho dessa pessoa é acima do normal e, por isso, ela reúne uma série de qualidades. Mas sabia que tudo isso não é sinônimo de bom desempenho? Na verdade, é um estilo de vida, e não dos mais saudáveis.

Se você acredita que ser multitarefa e trabalhar em excesso é bom para o profissional, saiba que essa atitude é menos eficiente, pois você precisa alterar seu foco para uma coisa e, depois, mudar de novo, deixando tudo mais complicado. Assim, você fica mais sujeito a estresse e a erros, e pode ficar “maluco” com tantas demandas, principalmente porque não estará seguindo o funcionamento do nosso cérebro, que dá conta de uma coisa por vez. Assim que esse sistema é alterado, portanto, nossa atenção fica reduzida e nossa capacidade de aprendizado, também.

Quer saber como melhorar sua performance? O Love Mondays deseja que você tenha o melhor desempenho no trabalho, e te dá algumas dicas, sobre como fazer uma coisa de cada vez:

1. Selecione apenas algumas tarefas por dia

Em vez de manter uma longa lista de tarefas no trabalho, concentre-se em apenas algumas – de uma a três – por dia. Isso certamente melhorará sua performance, pois você resolverá coisas importantes e se sentirá melhor ao conseguir completá-las em vez de iniciar várias ao mesmo tempo.

2. Concentre-se nas atividades escolhidas

Não faça nada antes de concluir sua primeira tarefa da lista. Não verifique e-mails, Facebook, Twitter, blogs, sites de notícias, etc. Seu desempenho certamente terá um resultado muito mais satisfatório se você der prioridade às suas tarefas.

3. Livre-se de distrações

Coloque o celular no silencioso, feche o navegador do computador, se possível, saia de chats e mantenha rádios e televisores desligados. Isso deixará você muito mais focado no que é necessário e, certamente, seu aproveitamento será muito melhor.

4. Uma tarefa de cada vez

Não se perca com muitas tarefas de cada vez. Concentre-se em apenas uma. Se o telefone tocar, por exemplo, foco na conversa. Assim, você raciocina mais rapidamente e consegue desligar o telefone antes em comparação com os minutos que você ficaria na linha se estivesse escrevendo um e-mail, por exemplo. Quando terminar uma tarefa, aí sim parta para outra.

5. Evite cair em tentação

Não se deixe influenciar pela necessidade de checar e-mails ou partir para outra tarefa. Quando isso acontecer, respire fundo e retome seu foco. Isso certamente melhorará sua performance no trabalho.

6. Tome notas

Se surgirem outras demandas enquanto você estiver resolvendo suas tarefas, anote-as em um pedaço de papel ou caderno. Essas coisas você fará depois, assim que terminar sua lista de tarefas prioritárias. Fazendo isso você não se desvia do foco e, ao mesmo tempo, não se esquece das coisas que precisa fazer mais tarde.

7. Dê um tempo para você mesmo

Respire fundo, alongue-se e faça pausas durante o dia. Tire um tempo para aproveitar a vida. Saia, aproveite a natureza e mantenha-se são. Nada melhor do que ter a mente em ordem para render bem no trabalho.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a proatividade no trabalho não é sinônimo de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Concentrando-se em uma tarefa de cada vez você terá mais foco, mais produtividade, seu tempo sozinho ou com a família terá mais qualidade e sua vida ficará mais tranquila. Experimente seguir esses passos!

Compartilhe.