O segredo de se arriscar profissionalmente – e se dar bem

Diante das inúmeras responsabilidades com as quais nos comprometemos – despesas familiares, prestações, custos com carro, viagens, etc. – é comum nos contentarmos com o que estamos fazendo profissionalmente e basearmos nossas prospecções para o futuro dentro dessa condição. Você pode até fazer o que não gosta, mas se o aspecto financeiro e o ambiente for bacana, tudo bem, vamos tocando em frente.

Ao pensar no que você ainda não tem e deseja conquistar com o seu trabalho, em vez de focar no que você gostaria de estar fazendo, você corre o risco de deixar oportunidades preciosas passarem despercebidas, sabia? Talvez por medo, insegurança, comodismo e até preguiça você perca uma oportunidade bacana e acabe optando pelo óbvio – mas, muitas vezes, menos recompensador, embora agregue algumas informações ao seu currículo e te deixe mais perto de uma promoção no trabalho.  (Veja, aqui, como o trabalho pode mudar a sua vida).

Manter-se na zona de conforto pode parecer melhor em alguns momentos, especialmente os de crise, porém o que você acharia de se arriscar um pouco, de forma controlada? Se você não muda nada por um bom tempo se sente travado, estagnado e desmotivado e, por isso, é fundamental abrir as portas para o novo, fazer novos contatos, explorar oportunidades… Você, assim como todas as pessoas, merece ter um trabalho que ame e, por isso, é muito importante se livrar de pressões – internas e externas – para facilitar esse processo de libertação e descobrimento do que você realmente quer.

Descoberta a sua meta, o próximo passo é tentar sair da sua zona de conforto. Em um primeiro momento pode parecer estranho, mas você deve fazer esse esforço para conseguir dar o próximo passo. Reflita sobre o que você poderia fazer para sair dessa zona e comece a tomar iniciativas nessa direção. Um exemplo é agendar um almoço ou um café com algum contato interessante, participar de um evento que parece chato, mas que pode lhe render bons frutos e contatos, retomar conexões valorosas, etc. Descubra o poder de dizer sim nas conexões profissionais aqui e comece a se conectar sem preguiça!

Paralelamente a essa mudança profissional, tente também inovar no âmbito pessoal. Surpreenda-se de alguma forma, seja adotando novos hábitos na rotina, como se matriculando em uma aula de dança, por exemplo, ou fazendo algo com que sempre sonhou, mas nunca conseguiu, como pular de bungee jump ou jantar sozinho lendo um livro em um delicioso restaurante. O segredo, aqui, é tentar quebrar padrões e buscar novas visões de mundo, adotando hábitos e iniciativas totalmente novos.

Além de estabelecer novos contatos, retomar antigos, avaliar o que você gosta e não gosta no seu trabalho e mexer na vida pessoal, experimente também escrever sobre essa experiência. Pode ser em um diário, em um blog e até em redes sociais. O importante é você conseguir formular essas ideias e trabalhá-las internamente, afinal, as coisas parecem muito mais difíceis e complicadas antes de serem conquistadas, não acha? Depois, tudo fica gostoso e passa a valer a pena. (Saiba como a gratidão pode te deixar mais feliz no trabalho).

Buscar um caminho profissional que te traga satisfação é uma iniciativa altamente importante para a sua evolução pessoal e profissional, já que, para conseguir isso, você deve superar medos, ansiedades, incertezas e, acima de tudo, sair da famosa zona de conforto, que é onde você – e ninguém – deve ficar!

Compartilhe.