O que os trainees mais admiram e buscam nas empresas

0

É verdade que as novas gerações e suas expectativas no trabalho estão mudando. Apesar de eles buscarem cada vez mais conciliar a vida pessoal com a profissional, há alguns pontos que são importantes tanto para quem está começando, quanto para quem já está há muito tempo em uma empresa.
Os trainees estão cheios de ideias, desafios e dúvidas a respeito do futuro. Mas já parou para pensar o que eles querem? Qual aspecto mais os atrai em uma empresa e por que eles desistiriam de outra oportunidade – ou até carreira – para permanecer trabalhando no mesmo lugar? Para te ajudar a entender melhor o que atrai os jovens e como eles enxergam o ambiente de trabalho como um todo, selecionamos alguns dos pontos mais elogiados por eles, segundo inúmeras avaliações recebidas pelo Love Mondays. Confira!
1. Ambiente de trabalho
Este é o ponto considerado mais importante pelos trainees, que valorizam, acima de tudo, uma empresa que lhes ofereça um espaço agradável para trabalhar, bom clima entre os colegas, espaços de descompressão e outros benefícios na estrutura da companhia. Oferecer um ambiente motivado e descontraído é um dos requisitos básicos para atrair e reter esses jovens profissionais.
2. Possibilidades de aprendizado
Sedentos por novas ideias, experiências e conhecimento, os trainees detestam trabalhos pouco desafiadores e repetitivos. Quanto mais uma empresa puder oferecer em termos de versatilidade e chances de aumentar o que ele já sabe, melhor.
3. Chances de progressão na carreira
Se um trainee puder vislumbrar, lá na frente, a chance de ser contratado e evoluir dentro da empresa, mais motivado ele ficará. Isso porque a meritocracia é um aspecto muito valorizado por esses jovens profissionais, que se dedicam integralmente por uma causa, caso se identifiquem com ela.
4. Benefícios
Além do salario oferecido, benefícios como possibilidade de fazer home office alguns dias por semana, bônus ou outras recompensas nessa mesma linha atraem os trainees, que se mantêm estimulados com benefícios atraentes.
5. Competência dos colegas de trabalho
Ninguém trabalha sozinho e, em uma geração que preza cada vez mais pela ausência de cargos determinados e hierarquias, a competências dos colegas é essencial para impactar no resultado de todos. Como grande parte dos jovens costuma trabalhar bem em grupo, é fundamental que os companheiros de trabalho estejam alinhados para que o resultado final seja recompensador e positivo.
6. Oportunidades de capacitação
Sempre voltados a novas tecnologias e descobertas, os trainees geralmente apreciam oportunidade de aprender mais e, por isso, cursos de capacitação e que preparem esse profissional para algo diferente e que antes ele não dominava são essenciais em uma empresa.
7. Nome da empresa
É cada vez menor o número de jovens que dá importância ao nome de uma empresa e é exatamente por isso que esse aspecto aparece na sétima posição entre as mais importantes. De nada adianta trabalhar em uma empresa renomada e conhecida no mercado se a sua satisfação e motivação estiverem baixas.

8. Plano de carreira
Embora sejam conhecidos por seu imediatismo e por não se fixarem a um local só, os jovens ainda têm ambições de construir carreira em uma companhia e, para conseguir retê-los, é essencial contar com um plano de carreira sólido e atraente. Assim, os bons profissionais tendem a valorizar mais a empresa e se esforçar para ficar nela.
9. Flexibilidade
Uma das coisas que mais desagrada os jovens profissionais são os horários fixos para entrar e sair do trabalho. Empresas que adotam a flexibilidade no dia a dia, seja nos horários, nos locais de trabalho ou na entrega das demandas em geral, possuem funcionários muito mais relaxados e eficientes.
10. Reconhecimento profissional
Como falamos acima, a meritocracia é muito valorizada pelos trainees, que gostam de sentir que seu trabalho é valorizado. Ações de bonificação e reconhecimento profissional ajudam a manter esses profissionais motivados e a prepará-los para assumir novas funções no futuro.

Exigentes, diversificados e altamente curiosos, os profissionais jovens buscam desafios em cada oportunidade do dia a dia e, por isso, o segredo para ser admirado por eles está em reconhecer seus desejos e motivações para, então, criar esquemas de trabalho mais atraentes para os trainees, que serão os líderes de amanhã!

Compartilhe.