O que os profissionais de TI mais amam e mais odeiam no seu local de trabalho

0

Não é novidade que o setor de Tecnologia da Informação está aquecido e é um dos que mais cresce atualmente no Brasil. Com o desenvolvimento de novas tecnologias em períodos de tempo cada vez mais curtos, a demanda por profissionais qualificados só aumenta.

Segundo pesquisa da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) O setor atualmente emprega 1,3 milhão de profissionais no Brasil. Além disso, há a previsão de que até 2020, o segmento precisará de 750 mil novos trabalhadores. Ou seja, para quem estuda se interessa pela área, não faltarão oportunidades. Mas você sabe como é o ambiente de trabalho de um profissional de TI?

Pensando nesse setor super atrativo, o Love Mondays fez um levantamento para saber o que os profissionais de TI elogiam no seu local de trabalho, e quais são suas maiores dificuldades. Analisamos opiniões de mais de 33.375 profissionais de empresas de TI todo o país que nos contam pontos positivos e negativos de seus ambientes de trabalho. Dentre os cargos mais presentes no nosso levantamento, temos em primeiro lugar Técnico, em segundo, Desenvolvedor e em terceiro, Programador.

Quando avaliamos o que os profissionais de TI mais amam no seu trabalho, 16% deles elogiam o bom ambiente de trabalho. Por ser um setor relativamente jovem, muitas empresas investem no ambiente informal, com pouca hierarquia, sem necessidade de usar roupa social e com a possibilidade de horários flexíveis.

O segundo ponto positivo mais mencionado são os benefícios corporativos, com 12% dos profissionais se elogiando este aspecto. Benefícios tradicionais como um bom plano de saúde, vale refeição, vale alimentação são bastante mencionados. Porém, a expectativa do profissional de TI muitas vezes vai além e, percebendo isso, algumas empresas investem para trazer diversão ao local de trabalho, disponibilizando videogames, sala de jogos e de soneca para as equipes.

A competência dos colegas de trabalho aparece como o terceiro ponto mais mencionado no levantamento. Num setor onde a experiência prática é muitas vezes vista como mais importante do que a qualificação, trabalhar com profissionais competentes e ter a oportunidade de aprender é um ponto super positivo, como afirma um Estagiário de Tl de São Paulo no seu depoimento:

“Liberdade de criação, autonomia no trabalho executado, ótimo acompanhamento e coach. Café da manhã, ambiente de descanso, vídeo games, ótimo ambiente de trabalho e equipes muito bem selecionadas do mercado, fazendo com que você trabalhe com os melhores e se inspire neles.”

Dentro dos aspectos que mais geram insatisfação dos profissionais de TI, 19% deles revelam estar insatisfeitos com seus salários. Além disso, o plano de carreira também é um problema para 14% destes profissionais, que falam sobre a dificuldade de realizar mudanças na carreira, subir de cargo e crescer dentro da empresa. Por fim, a falta de benefícios corporativos é o terceiro ponto mais citado: como falamos anteriormente, as expectativas quanto a benefícios são altas, então quando a empresa não investe neste ponto, os profissionais reclamam.

Veja os pontos mais mencionados pelos profissionais:

infografico TI

O Love Mondays quer ajudar cada vez mais profissionais a encontrarem o emprego que os faça amar as segundas-feiras. Portanto, se você busca oportunidades no setor de TI, baixe o aplicativo para Android do Love Mondays, veja vagas em empresas legais e descubra a que combina com você!

Baixe o aplicativo

No Love Mondays você também pode ler as opiniões de milhares de profissionais contando como é o ambiente de trabalho em mais de 5 mil empresas de TI:

Avaliações de TI

Compartilhe.