O que fazer quando seu cônjuge não entende seu trabalho?

0
O trabalho é uma das coisas mais importantes para uma pessoa, certo? É por meio dele que você se sustenta, desenvolve seu intelecto e estabelece contatos. A princípio, é fácil entender que cada profissional tem suas necessidades e obrigações e que, em alguns momentos, é preciso sacrificar a vida pessoal para se dedicar a um projeto grande, por exemplo.

Na maioria dos casos, o cônjuge – seja namorado(a), esposa, ou marido – entende esse tipo de situação e não faz cobranças em relação a horário, humor ou tempo dedicado à relação – afinal, é uma fase passageira. O que acontece em alguns casos isolados, porém, é uma intolerância e desconfiança da outra pessoa, que reclama quando o parceiro chega muito tarde do trabalho, trabalha de fim de semana ou viaja demais.

Essa situação pode ser muito estressante para o profissional, já que ela terá a pressão do trabalho e outro tipo de pressão em casa, onde teoricamente deveria ter momentos de tranquilidade e descanso. Em alguns casos, o cônjuge cobra tanta atenção que chega a cogitar a possibilidade de um divórcio – o que desestabiliza completamente a carreira do profissional, dividido entre sua carreira e sua vida pessoal.

Se isso acontece com você, o ideal é ter uma conversa franca com o cônjuge, explicando a situação da empresa e dos projetos nos quais está envolvido(a) e pedindo paciência nesse momento. Se há uma desconfiança do porquê você está chegando tarde em casa, conte histórias sobre outras pessoas que estão na mesma empreitada que você e explique que a permanência no trabalho é extremamente necessária para o término do projeto.

Uma opção em vez de ficar até altas horas no escritório é ir para casa mais cedo, jantar com seu cônjuge e, depois, voltar ao trabalho no sistema home office se for o caso. Pode parecer estranho e cansativo, mas essa pequena atenção minimiza a sensação de descaso que o parceiro pode estar sentindo. Reservar um dia da semana para jantar fora e “deixar” um pouco o trabalho de lado também é uma boa saída.

Nessa situação, é importante ter em mente o seguinte: um parceiro para a vida precisa entender o seu trabalho e estar do seu lado mesmo nesses momentos difíceis. Então, é fundamental que haja diálogo, compreensão e flexibilidade para que o relacionamento não seja prejudicado. 

Compartilhe.