O que fazer para lidar com situações de maiores responsabilidades no trabalho.

0
Você trabalhou, se esforçou, deu tudo de si em busca de uma promoção no trabalho e eis que, enfim, ela chegou. Diante dessa situação, você se sente feliz e realizado, mas tem medo de não corresponder às expectativas de seus superiores e acabar sendo um fracasso no novo cargo.
Primeiramente, queremos tranquilizá-lo. Você não está sozinho nessa situação e é muito normal que profissionais se sintam dessa forma ao assumirem uma nova função. O que o diferenciará dos demais, no entanto, é a forma com que lidará com essa pressão. A dica é encarar esse novo desafio como mais um passo para seu sucesso e ascensão na empresa, mais uma etapa que deve ser superada.

Para isso, a ansiedade certamente não vai ajudar. Procure realizar suas tarefas como antes, com responsabilidade, seriedade e competência. Se não souber de algo referente à sua nova posição, não tenha vergonha de perguntar. Esclareça suas dúvidas e converse com quem pode te ajudar. Reúna dicas, o que funciona, o que não funciona, desafios, metas, etc. Isso vai te ajudar a traçar um plano de médio prazo e te dará mais segurança.

Vale, ainda, conversar com quem já ocupou essa posição anteriormente. Veja o que deu errado, o que eles fariam diferente e quais são os principais desafios dessa área. Falar com alguém que já esteve nessa situação vai te ajudar a se situar melhor.

Sabendo de tudo isso, é hora de colocar em prática seus conhecimentos e mostrar por que você merece essa posição. Tenha segurança em si mesmo e inspire confiança nas pessoas, mostrando que está pronto para esse desafio. 

Mãos à obra e boa sorte!

Compartilhe.