O que fazer depois de um feedback negativo?

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Receber um feedback pode ser um momento delicado, já que você está ali, cara a cara com o seu líder, para ser avaliado. Em situações como essa podem surgir tanto feedbacks positivos quanto negativos e você deve estar preparado para ambos! No caso de feedbacks negativos, é importante saber o que fazer com a informação para melhorar. Por isso, listamos algumas dicas importantes para lidar com feedbacks negativos e absorver o melhor de qualquer situação.

Confira:

1- Esteja pronto

Uma boa dica é, antes de qualquer sessão de feedback, estar mentalmente preparado para qualquer cenário – bom ou ruim. Não se esqueça de que esse é um processo que faz parte da rotina de todo profissional e que tudo o que você ouvir servirá para te deixar informado da sua performance na empresa. Além disso, é também uma oportunidade de levar alguns pontos do seu lado também, por isso, esteja munido de uma lista de coisas positivas e a melhorar para a empresa também. Lembre-se de que esse é um momento de troca.

2- Ouça atentamente

O exercício de ouvir muitas vezes pode parecer mais fácil do que realmente é. Por isso, tente assimilar tudo ao seu redor: o ambiente, a postura, o tom e até mesmo as palavras escolhidas pelo seu líder. Isso pode te ajudar a compreender sem nenhum tipo de ruído a mensagem que ele deseja passar. É importante que ambas as partes estejam dispostas a ouvir e se fazer ouvir para uma conversa realmente produtiva.

3- Pense antes de reagir

A forma com a qual você reage a um feedback pode dizer muito sobre você como profissional. Seja qual for o feedback negativo, mantenha uma postura madura e tenha em mente a ideia de, naquele momento, ser um agente de soluções.

Lembre-se de que uma característica de pessoas bem sucedidas é ter uma relação saudável com o fracasso e com situações de conflito. Esse é um objetivo que exige exercício e quanto antes você começar, melhor. Outra dica importante é esperar um ou dois dias para retornar um feedback. Isso mostra maturidade e afasta a impressão de reatividade.

4- Peça exemplos

É comum que, em um primeiro momento, um feedback negativo pareça um tanto quanto obscuro. A contextualização pode te ajudar a assimilar melhor qualquer tipo de informação e, se for o caso de um mal entendido ou uma situação pontual, você e o seu líder podem ter a oportunidade de conversar melhor a respeito.

5- Dê sugestões

Por fim, procure dar sugestões de melhoria. Isso reforça uma postura positiva e realmente focada na melhoria da empresa e do time, características valorizadas em qualquer ambiente de trabalho. Inclua o seu líder na conversa para que ele também possa te ajudar a pensar em soluções assertivas. Esse é um momento de troca mútua, em que o espírito de equipe e os objetivos comuns devem prevalecer.

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