O que é Employer Branding?

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Employer Branding é um assunto frequentemente em pauta nas reuniões de RH. Todo mundo está falando sobre isso, mas o que a expressão realmente significa?

Employer Brand é a reputação da sua empresa como empregadora, como um lugar para trabalhar. Sua empresa é conhecida por ter um ambiente de trabalho competitivo e com boa remuneração? Ou sua reputação é proporcionar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal aos colaboradores, permitindo que eles trabalhem de casa ou tenham horários flexíveis? Ou ainda, sua empresa é vista como um bom lugar para aprendizado mas não como uma empresa para construir a carreira a longo prazo? Qualquer que seja a sua reputação, ela é um fator fundamental na sua habilidade de atrair, recrutar e reter talentos.

Assim como os departamentos de marketing e vendas da sua empresa gerenciam as marcas de seus produtos para atrair consumidores, você, como profissional de RH, é responsável por gerenciar a Employer Brand da sua empresa para atrair bons colaboradores.

Sendo um profissional de RH, você sabe que ter colaboradores competentes e comprometidos é fundamental para o sucesso da empresa. Desta forma, você entende a importância de construir e gerenciar a Employer Brand da organização. Ser citado em uma lista de bons lugares para trabalhar não é mais o suficiente. Por quê? Pois todos os seus concorrentes (da perspectiva de atração dos melhores talentos) também estão lá. Assim, é necessário que a sua empresa se dedique em descobrir o que é único na sua proposta de valor aos colaboradores. Cada empresa tem aspectos peculiares na sua cultura, no modo de trabalhar, no dia-a-dia da empresa, e é importante que a sua Employer Brand comunique esses aspectos claramente.

À primeira vista, Employer Branding pode parecer simples. Porém, na prática não é assim tão fácil. Há vários desafios a serem enfrentados, entre eles:

DIFERENCIAÇÃO – a sua organização sabe qual é o verdadeiro diferencial da sua Employer Brand? O que faz com que profissionais queiram trabalhar na sua empresa e não na de seus concorrentes? A grande maioria das empresas possui alguma comunicação de sua visão, missão, valores etc. Porém, essas mensagens são realmente diferenciadas quando comparamos empresas dentro de um mesmo setor? Faça o teste: copie o texto que você e seus principais concorrentes têm na sua página de carreiras. Retire o nome das empresas e dê para um colega ler. Olhando friamente, você oferece uma proposta de valor diferenciada aos talentos que estão comparando você com seus concorrentes?

INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO – Employer Branding já é uma iniciativa valorizada dentro da sua empresa? Um dos grandes desafios de construir e comunicar sua Employer Brand é que a iniciativa não envolve somente a equipe de RH, mas também Marketing, Comunicação, Assuntos Corporativos e outras áreas. Alinhar as expectativas e esforços das diversas áreas não é simples. Ainda, se a sua empresa é uma multinacional, há o desafio de alinhar a Employer Brand brasileira com a global, ou de ‘traduzir’ a global para a realidade brasileira.

PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO – A pressão para reduzir custos muitas vezes faz com que projetos estratégicos acabem ficando em segundo plano. Employer Branding deve ser um projeto de longo prazo, onde a empresa trabalha continuamente para construir sua reputação como uma boa empregadora. Assim como a marca de um produto leva tempo para ser construída, uma forte reputação como empregadora também não ocorre do dia para a noite. Porém, quando solidificada, essa reputação passa a ser independente de iniciativas isoladas de recrutamento e a empresa disfruta de um verdadeiro diferencial na atração e retenção de talentos.


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