Não tem experiência? Saiba como conquistar uma vaga mesmo assim

0
Se você está pretendendo mudar de carreira ou de área de atuação, provavelmente o primeiro obstáculo com o qual você deve se deparar é a falta de experiência. Nessas horas, você pode se sentir desanimado porque, na comparação com outros candidatos, pode ficar em desvantagem.

Apesar de parecer difícil, é possível, sim, conquistar essa vaga mesmo diante de concorrentes qualificados. Veja as dicas que preparamos para você:

– Abrace sua inexperiência

Quando você está tentando uma vaga em um nível de entrada, o profissional de contratação já sabe que você tem pouca experiência, então por que mentir ou tentar inventar algo que você fez sem ter feito? A melhor coisa a se fazer nesse momento é abraçar sua inexperiência como uma motivação para aprender.

É importante citar situações nas quais você se sobressaiu nessa área. Pode ser na faculdade, em um curso ou qualquer outra experiência. O importante é destacar sua dedicação, curiosidade e comprometimento em aprender e crescer.

– Leve para o lado pessoal

Você não tem experiência profissional, mas tem de vida, certo? Então não tenha medo de dividir algumas convicções que você leva para a vida ou que te ensinaram alguma lição que você carrega até hoje.

Por exemplo: se você estudou fora do país e a experiência abriu portas para outras culturas e, consequentemente, para outros objetivos, compartilhe! Isso mostra maturidade. Explicar como esse momento mudou você e como abriu seus olhos para a melhor forma de trabalhar podem ser um bom caminho.

– Encontre uma ligação

Esse exige mais empenho, mas dá certo! Faça uma pesquisa sobre a empresa e, depois, descubra uma forma de conectar esse trabalho à sua vida e a experiências educacionais e então explique como isso pode se traduzir em um trabalho bem feito se você for contratado. Mantenha o tom profissional e a honestidade e você preencherá seu currículo com experiências reais e valorosas.
Compartilhe.