Networking: você precisa fazer, love it or hate it!

0
Amados por alguns e odiados por muitos, eventos de networking nem sempre são fáceis de navegar. Ainda, esta época de fim de ano é cheia de confraternizações e boas oportunidades para conhecer novas pessoas, aumentar sua rede de contatos profissionais ou mesmo falar com aquela pessoa que você está tentando contatar há tempos. Se você quer aproveitar ao máximo essas oportunidades (ou somente sobreviver a esses eventos), é importante desenvolver a arte do networking.

Porém, tome cuidado: networking pode ser um território perigoso. Você não quer correr o risco de passar por chato ou inconveniente. Postamos aqui algumas dicas para ajudar você a alcançar seus objetivos com elegância e fazer com que as pessoas lembrem de você pelas razões certas. 

1 – Não force a barra
Evite falar demais sobre você ou seu projeto no início da conversa. A ‘venda’ mais sutil funciona muito melhor. Introduza o assunto sobre o qual você quer conversar quando a pessoa perguntar sobre você e o que faz. Deixe que a conversa flua o mais naturalmente possível e dê o seu cartão de visitas em um momento conveniente.

2 – Vá de mente aberta
Talvez você tenha ido a um evento para falar com uma pessoa específica e, obviamente, é importante que você alcance o seu objetivo. Porém, mantenha uma mente aberta para conhecer outras pessoas e fazer novos contatos, você nunca sabe o que poderá surgir desses novos relacionamentos.

3 – Dê espaço para as pessoas
Assim como você quer fazer seu networking, as outras pessoas também têm seus objetivos. Portanto, quando você falar com alguém, converse somente pelo tempo necessário para conhecê-la e passar uma boa impressão. Não fique a ‘segurando’ por muito tempo, permita que ela também circule pelo evento. Desta maneira, você também fica livre para fazer mais contatos.

4 – Seja gentil com todas as pessoas
Trate todas as pessoas que você conhece em um evento como iguais, independentemente de você presumir que ela seja importante ou não. Seja gentil e aberto a conversar – você nunca sabe com quem elas estão conectadas. 

5 – Mantenha seus cartões de visita à mão
Dica simples mas extremamente importante: você deve conseguir alcançar seus cartões de visita usando somente uma mão. A outra vai estar ocupada com um café ou suco, então deixe seus cartões em um bolso de fácil acesso. 

6 – Saiba agradar sem ser puxa-saco
Todas as pessoas gostam de se sentir valorizadas e de falar sobre si mesmas. Faça perguntas sobre a outra pessoa e seu trabalho e não esqueça de ouvir as respostas. Ainda, vale lembrar que o som que a pessoa mais gosta de ouvir é seu próprio nome. Então, preste atenção quando a pessoa se apresentar e use o seu nome quando possível durante a conversa. 

Saiba como é trabalhar nas grandes empresas – www.lovemondays.com.br

Compartilhe.