Negar uma proposta de emprego pode não ser tão ruim. Veja quando fazer isso.

Você recebeu uma nova proposta de emprego, mas não necessariamente deve aceitá-la. E sabe por quê? Nem sempre o que parece ser incrível é mesmo. Tudo bem que todo mundo gostaria de ganhar um aumento, benefícios, ter a oportunidade de viajar… Mas, se a chance não te soar bem, desconfie. É importante ter a certeza de que você não está fugindo do seu verdadeiro desejo e o que vai te trazer satisfação profissional e felicidade.

A seguir, separamos algumas razões que podem ter levar a rejeitar um emprego:

– Missão

É fácil aceitar uma boa proposta de emprego, mas você precisa pensar antes se as visões da empresa batem com as suas. Procure falar com ex-colaboradores ou mentores que trabalhem nesse lugar para ver se o modelo da empresa é o mesmo em que você acredita. Se, depois de uma boa pesquisa, você perceber que não pode oferecer 100% de você nesse trabalho, recuse a oferta.

– Falta de crescimento

Todo trabalho deve acrescentar algo ao seu currículo. Se você não terá, no novo emprego, um crescimento em termos de conhecimento, novos projetos ou responsabilidades, fique atento. Lembre-se: se você não crescer, ficará entediado rapidamente e não renderá o seu melhor. Isso resultará na busca por um novo emprego muito em breve.

– Sinais de alerta

Preste atenção a alguns sinais: seu possível chefe está te mandando e-mails em horários inadequados ou seus futuros colegas de trabalho são pessoas rudes? Isso pode ser um sinal de que o trabalho nessa empresa é uma furada. Se você não sentir que, nesse lugar, as pessoas são felizes, respeitadas e levadas a sério, pense duas vezes antes de aceitar a oferta.

– Tempo

O tempo é fundamental nessas horas. Isso porque, às vezes, uma oferta de emprego chega nos momentos errados, como quando você quer fazer aquela viagem dos sonhos ou pretende avaliar mais opções. É claro que as empresas querem respostas imediatas às vezes mas, se eles realmente quiserem você, vão esperar.

– Dinheiro

Apesar de não ser primordial em uma escolha de trabalho, o dinheiro conta, sim. Antes de fazer uma mudança em sua vida profissional é importante avaliar se vale a pena financeiramente.  Recusar um trabalho que parece ótimo, mas que não é o suficiente para sustentar você ou sua família faz todo o sentido.

____

Diversas informações sobre como é trabalhar nas empresas estão disponíveis na Love Mondays, onde você acessa avaliações anônimas de funcionários sobre os prós e contras da empresa onde trabalham. Clique aqui para conhecer a nossa página!

Compartilhe.