Namoro no ambiente de trabalho: como lidar?

Há quem diga que passamos mais tempo no ambiente de trabalho do que em casa. Por essa razão, é normal que algumas relações de trabalho se estreitem para a vida pessoal – em alguns casos, podendo evoluir para um namoro ou até casamento.

No clima de Dia dos Namorados, nós aqui do Love Mondays decidimos escrever um post especial para este tema, afinal, relacionamentos afetivos no ambiente de trabalho precisam de atenção. Veja nossas dicas:

– Fique atento às políticas da empresa

Algumas culturas organizacionais são mais flexíveis, outras nem tanto. Em todo caso, é de extrema importância saber separar a vida profissional da vida pessoal. Isso te ajuda a preservar a sua imagem e manter um clima saudável dentro da empresa.

– Discrição em primeiro lugar

No caso de relacionamentos afetivos dentro do ambiente de trabalho, é fundamental que o cuidado com a descrição seja redobrado. Apelidos carinhosos, contatos físicos excessivos devem ser evitados. O mesmo vale para conversas ao telefone: o ideal é atender a ligação em um momento propício, em um lugar privativo e não demorar mais do que o tempo necessário.

– É melhor prevenir do que remediar

As ferramentas que estão disponíveis para uso no trabalho devem ser usadas exclusivamente para essa finalidade. Portanto, nada de e-mails ou mensagens pessoais – essa é uma regra vitalícia, independentemente de relacionamentos. 😉

– Roupa suja se lava em casa

As famosas “discussões de relacionamento” também devem ser evitadas, isso inclui mudanças de humor. Todo casal se desentende, mas é importante manter a cordialidade. No ambiente de trabalho, o seu par é deve ser tratado como mais um de seus colegas.

E você? Já aprendeu alguma coisa com uma situação parecida?

Leia também: Linguagem corporal: o que o seu corpo diz ao seu respeito?

Compartilhe.