Saiba como lidar com mudanças na carreira

0

Uma carreira tem altos e baixos, momentos de conquistas e alegrias e outros mais complicados, mas uma coisa é certa: as mudanças estarão sempre presentes e, por isso, estar preparado para enfrentar eventuais imprevistos faz com que nos mantenhamos no caminho do sucesso profissional, encarando mudanças com otimismo e determinação.

O Love Mondays deseja que todos os profissionais tenham cada vez mais satisfação em seus trabalhos e desafios e, por isso, lista algumas atitudes que você deve tomar para lidar melhor com as mudanças na sua carreira.

1. Sempre tenha um plano B

É fundamental que você esteja preparado para mudanças bruscas e repentinas na sua carreira. Você consegue imaginar o que faria se fosse demitido, por exemplo? Ter sempre uma alternativa na manga te ajuda a não se desesperar e se abrir para uma nova oportunidade.

2. Invista no aumento do seu networking

Esse ponto é muito importante! Agregue novos contatos e reative os antigos, pois essas pessoas poderão ser úteis para você no futuro. Esses contatos incluem parceiros de negócios, colegas de escola e até vizinhos. Quanto mais, melhor!

3. Seja apaixonado pelo que você faz

Se você amar o que faz, provavelmente terá menos dificuldades para lidar com as mudanças na carreira. Se este não for o seu caso, considere a possibilidade de mudar de carreira, pois, assim, você certamente alcançará a felicidade e satisfação – armas infalíveis para crises financeiras, econômicas ou pessoais.

4. Faça uma autoavaliação

Identifique seus pontos fortes e fracos e analise as ameaças e oportunidades da área em que você atua. Se você tiver um cargo de gerência ou diretoria, as situações pelas quais passou e o conhecimento que agregou ao longo de sua trajetória valem mais do que um currículo bem feito, por exemplo. Explore todo o seu conhecimento de uma forma sucinta e direta.

5. Seja realista

Tenha consciência da instabilidade do mercado e seja realista. Ninguém é fixo em um cargo ou empresa, nem mesmo o presidente. A postura de “sou insubstituível” pode te prejudicar caso você seja surpreendido por uma demissão inesperada. Enquanto estiver no jogo, dê o melhor de si e busque mudanças constantes. O ideal é que você se mantenha atualizado em todos os sentidos e fuja dos comodismos. Se tiver competências de um bom profissional, como se relacionar bem com os outros e motivar pessoas, certamente, você conseguirá se recolocar rapidamente no mercado.

6. Faça um ótimo trabalho

Com um quadro cada vez mais enxuto, as empresas necessitam de profissionais que deem conta do recado, já que a pressão por resultados está alta. Por isso, mais do que nunca, é importante dedicar-se ao trabalho e entregar bons resultados, seja para seu chefe ou para seus clientes, que podem se tornar seus empregadores no futuro.

7. Assuma novos desafios

Pega muito bem assumir novos desafios na empresa, desde que você tenha certeza de que é possível fazer mais. Se o profissional se planejou previamente para assumir mais funções e tem certeza de que vai dar conta do recado, será bem visto pelo chefe. Portanto, não hesite em comunicar a todos que você pode, sim, assumir novos desafios.

8. Invista em educação

Mesmo durante a crise, o ideal é que você se prepare e aprimore seus conhecimentos. Pense em quais são seus pontos fracos (leve em conta suas habilidades técnicas e comportamentais) e aproveite para corrigi-los, aperfeiçoando o inglês, fazendo um curso rápido de atualização ou investindo em algo que demande mais tempo, como um MBA ou uma pós-graduação.

9. Tenha paciência

Os profissionais mais calmos, resilientes e que pensam a longo prazo vão manejar melhor a carreira do que os apressados. Em momentos de crise, atitudes arriscadas, como um pedido de demissão ou a abertura de um novo negócio, só são recomendadas se existir um forte planejamento prévio.

10. Mude com objetividade

Se surgir uma proposta interessante, pense muito antes de aceitá-la, pois esse novo trabalho pode te desapontar. Tenha certeza de que seus valores estão alinhados com os da empresa e certifique-se de que você está motivado para encarar o trabalho.

Haverá muitos acontecimentos na sua carreira. Muitos deles serão bons, outros nem tanto e alguns poderão ser orquestrados por você, ao passo que uma parte dependerá de outras pessoas. Entretanto, se você mantiver suas habilidades em dia, investir em um bom networking e seguir as regras que listamos acima você terá muito mais chances de tirar as mudanças de letra. Boa sorte!

Compartilhe.