Millenials x Baby Boomers: conheça as diferenças entre os dois

0

No mercado atual de trabalho é comum encontrar pessoas que façam parte de diferentes gerações em uma mesma equipe dentro da empresa. Millenials, Baby Boomers e os membros da Geração Z trabalham juntos, cada um com a sua característica, e o fato de a convivência entre essas diferentes gerações nem sempre ser harmoniosa gera alguns mitos sobre elas, mas será que tudo isso é verdade mesmo e esses profissionais têm perfis tão diferentes assim? 

É importante destacar que os Baby Boomers são profissionais nascidos entre 1945 e 1964. Sua fama é de terem um relacionamento contido com a tecnologia e uma certa resistência a novidades, incluindo mudanças no sistema de trabalho. Já os Millenials – ou Geração Y – formada por jovens nascidos a partir de 1980 até meados dos anos 90, é conhecida como inconstante, ambiciosa demais e distraída, perdendo muito tempo com aplicativos e dispositivos tecnológicos.

Para que os mitos e verdades sejam revelados e estereótipos não afetem a forma com que você encara e lida com diferentes gerações de profissionais, a seguir, listamos as principais características – e talvez semelhanças – dos Baby Boomers e dos Millenials. Confira! 

Millenials

1. Eles não têm pressa

Esses profissionais enfrentam mais dificuldades no mercado de trabalho do que seus pais e, por isso, estão focados no desenvolvimento de suas carreiras e acabam postergando ações como se casar, comprar a casa própria, ter filhos, etc. Você sabia que quase 70% dos membros dessa geração ainda não se casou?

2. Eles desejam mais do que dinheiro

Grande parte dos profissionais dessa geração prefere fazer o que ama e estar engajado em uma causa a ganhar salários altíssimos e fazer um trabalho maçante e pouco realizador. Esses jovens são muito apegados a causas sociais e ambientais e costumam priorizar a qualidade de vida e o tempo para se dedicar à família, aos amigos e a hobbies em detrimento de uma carreira exaustiva e que, talvez, renda algum sucesso lá na frente.

3. Eles têm o pensamento livre

Grande parte dos Millenials se classifica como independente politicamente. Três em cada dez jovens diz não acreditar ou pertencer a uma religião específica.

4. Eles têm capacidades apuradas

Além de fazerem parte da geração que mais estudou até o momento, os Millenials se destacam em matemática, literatura e resolução de problemas de tecnologia – algo muito apreciado na atualidade.

Baby Boomers

Os Baby Boomers, por outro lado, podem parecer uma geração ultrapassada ou “careta” demais, mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, eles podem surpreender – e muito!

1. Eles amam trabalhar

Cerca de dois terços das pessoas que fazem parte dessa geração pretende adiar sua aposentadoria. Entre as razões mais citadas não estão questões financeiras, mas sim o fato de desejarem trabalhar. Mesmo!

2. Eles são sempre jovens

Diante do aumento da expectativa de vida das pessoas, os Baby Boomers estão na flor da idade aos 74 anos aproximadamente, o que significa que ainda se manterão úteis e produtivos por muito tempo, dificultando o caminho das gerações seguintes.

3. Eles adoram tecnologia

Ao contrário do que se imagina, os Baby Boomers adoram dispositivos como tablets e smartphones. Cerca de 85% dos membros dessa geração envia mensagens pelo celular com muita frequência. Você sabia, por exemplo, que os Baby Boomers são cinco vezes mais propensos que qualquer outra geração a ter um tablet?

Saber entender e conviver com as características de cada geração é essencial para que uma empresa tenha equipes de funcionários unidas e produtivas. A diversidade é uma das coisas que mais favorece o aprendizado e, por isso, aproveite a experiência e o conhecimento que gerações mais antigas ou mais novas têm para oferecer e conviva em harmonia com os Baby Boomers e Millenials!

Compartilhe.