Mês da Mulher: 10 empresas compartilham suas ações

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, muitas empresas preparam ações especiais para as profissionais. Conversamos com dez companhias para saber como foram as comemorações. Confira a seguir como Braspag, Bayer, Youse, Webmotors, Dell, Netshoes, Creditas, B2W, Wiz e Oracle homenagearam suas profissionais!

Braspag

A Braspag, empresa do Grupo Cielo e líder em soluções para e-commerce na América, preparou uma surpresa para suas profissionais em celebração ao Dia da Mulher: parentes e amigos das colaboradoras gravaram um vídeo contando o porquê de elas serem mulheres incríveis. Além disso, cada uma foi presenteada com um kit de beleza.

Bayer

Entre os dias 5 e 9 de março, temas voltados a questões de gênero foram amplamente discutidos, em uma semana repleta de atrações para promover o debate. A primeira das ações foi um grande quadro colaborativo, com a frase “Por ser mulher, eu…” dando espaço para que todas as colaboradoras compartilhassem suas histórias. Elas puderam dividir seus sentimentos quanto às questões como repressão, medos e fortalezas por serem mulheres.

Outra iniciativa da semana foi a promoção de um dia de massagens para as colaboradoras, feitas por profissionais portadoras de deficiência visual, trazendo a importância da inclusão. E, para finalizar, no próprio dia da mulher, 8 de março, a Bayer promoveu um importante debate sobre o empoderamento feminino, com a presença de mulheres inspiradoras, como a jornalista Glória Maria, a empresária proprietária da rede de hotel Blue Tree, Chieko Aoki, a psicanalista Regina Navarro Lins e a agricultora e empresária Sarita Junqueira Rodas. “O que move a mulher hoje são os desejos que ela tem, que durante muito tempo ficaram escondidos. Hoje estamos começando a nos posicionar como seres humanos, mais do que como mulheres”, comentou Glória Maria. E continuou: “Temos que ter a consciência que somos livres, poderosas e com direito de exercer a nossa vida da maneira que a gente quer. Se você quer casar, OK. Se você quer ser livre, OK. Se você deseja ser dona de casa, está OK também. O nosso poder tem que começar na liberdade”, completa.

Youse

Mais uma vez, a Youse decidiu inovar! Para promover um bate-papo especial sobre autoestima e felicidade, a convidada da vez foi a Ju Romano, influenciadora e apoiadora de movimentos como o #BodyPositive, para falar sobre lutas importantes não somente das mulheres, mas sim de todos, como: ambiente de trabalho, desigualdade de direitos e, principalmente, sobre como ela ousou em suas atitudes. Em um canal de comunicação super aberto, seguidoras da Ju e da Youse puderam compartilhar experiências “ousadas” de vida.

Webmotors

Durante todo o mês de março, a Webmotors investiu em ações voltadas especialmente para as colaboradoras. Um infográfico com a linha do tempo das principais conquistas das mulheres abriu as comemorações do mês com um espaço para reflexão e debate sobre empoderamento feminino. Nos dias 7 e 8, tivemos no nosso vídeo wall uma homenagem às mulheres da Web e a entrega de nécessaires com o símbolo de “Girl Power” para todas. Além disso, realizamos sessões e cursos de maquiagem e cuidados faciais ministrados por consultoras de beleza para todas terem um momento de relaxamento. Para fechar as comemorações, uma agenda incrível de palestrantes mulheres inspirou debates sobre temas de gênero, inclusão das mulheres no mercado de trabalho na área de tecnologia e empoderamento no mundo corporativo.

Dell

No dia 06 de março, a empresa promoveu uma mesa redonda com o tema “A Trajetória Feminina no Ambiente Profissional”, composta por mulheres da Dell com o intuito de trazer uma discussão de carreira bem pertinente: as dificuldades que as mulheres ainda encontram no ambiente profissional, de que maneira conseguem se desenvolver apesar dessas barreiras e como, ainda assim, alcançam seus objetivos profissionais diante das adversidades. Além do debate, a empresa promoveu um Painel com o Grupo Women in IT, com propósito de inspirar e desenvolver o potencial feminino para o Mercado de TI e uma
discussão abordando temas de diversidade.

Netshoes

A Netshoes organizou a Semana da Mulher Netshoes: um evento com uma série de palestras e fóruns de discussão com as colaboradoras da empresa. Os temas foram variados, porém destacaram a importância do papel da mulher nos mais diversos setores. Para participar, a Netshoes convidou a executiva Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luciana Caletti, cofundadora e CEO do Love Mondays, Lucia Dini, CEO da Red Balloon, e Vivianne Vilela, diretora executiva do E-Commerce Brasil. Todas elas dividiram suas ideias e experiências com colaboradoras da Netshoes e também online, com transmissão ao vivo.

Creditas

A Creditas reuniu um time de mulheres líderes inspiradoras no mercado para conversarem com colaboradores no painel “Liderança Feminina & Igualdade”. O evento foi liderado pela COO da empresa, Ann Williams, e contou com a participação de Juliana Tubino, Vice Presidente de Parceiros na Resultados Digitais, Iana Chan, fundadora da PrograMaria, iniciativa que tem como missão empoderar mulheres por meio da tecnologia e da programação, Juliana Abrey, que atualmente lidera o Women@BCG, iniciativa que visa promover a diversidade de gênero no BCG, e Fabiana Salles, CEO da Gest e Empreendedora Endeavor.

WIZ

Na Wiz, o mês de março foi repleto de comemorações! Toda semana foi publicado no Medium um novo artigo escrito por mulheres de diferentes áreas, para mostrar como é o mercado de trabalho na visão delas. No dia 8 de março, a empresa promoveu uma ação interna para incentivar as mulheres a postarem fotos com hashtag #TodasNósPodemos. As profissionais donas das fotos mais curtidas foram presenteadas com um livro de temática de empoderamento feminino. Por fim, a empresa divulgou no Facebook uma Websérie chamada Wiz Por Elas, em que 5 mulheres com vivências e cargos diferentes compartilharam suas experiências de carreira.

B2W

No Dia Internacional da Mulher, a B2W Digital realizou diversas ações em seus escritórios do Rio e de São Paulo com a distribuição de brownies e cupons de desconto em salões de beleza, além do sorteio de sessões de shiatsu entre as funcionárias. Nos centros de distribuição de Cajamar, Itapevi, Osasco e Seropédica, o dia foi focado na realização de palestras sobre a saúde da mulher, ministradas pela equipe ambulatorial. Já na unidade de Uberlândia, em parceria com o SENAC, o assunto debatido foi o cuidado com a saúde junto com a realização de aulas de ginástica laboral.

Oracle

O Dia da Mulher na Oracle já não é o mesmo há muito tempo. Na semana da comemoração, todos os direitos e conquistas das mulheres foram lembrados. Mas o principal ficou por conta do envolvimento de todo o time Oracle. O OWL (Oracle Women’s Leadership), grupo liderado por mulheres, preparou um encontro muito especial e convidou toda a empresa para falar de diversidade e inclusão com sucesso de público! Diversos talentos e histórias de vida no palco. As homenagens não pararam por ai. Uniu-se à solidariedade com a questão feminina: 20 voluntários, em São Paulo, dedicaram seu tempo de trabalho para uma visita ao Hospital Municipal Vila Santa Catarina, para levarem carinho às 450 pacientes e uma oficina de rosas artesanais. Como não poderia faltar, todas as funcionárias da empresa de todos os escritórios no Brasil, receberam um presente que representou o grande reconhecimento que a força das mulheres tem.

Compartilhe.