Manual para se relacionar bem com os colegas de trabalho

Grande parte dos funcionários de uma empresa passa muito mais tempo com os colegas de trabalho do que com a própria família. A rotina envolve reuniões, almoços e eventos em que é necessário interagir e lidar com os demais funcionários e, por isso, é necessário manter um bom relacionamento com todos, seja o presidente ou o porteiro, para que – principalmente o seu – trabalho flua da melhor maneira.

Algumas atitudes, como ser educado e gentil com todos, parecem óbvias, mas sabia que algumas pessoas não respeitam essas boas práticas no ambiente de trabalho? Pensando nisso, nós, do Love Mondays, preparamos um Manual de Boas Práticas no relacionamento com os seus colegas de trabalho. Ao segui-las fica muito mais fácil de se comunicar com todos, gerando melhores resultados para seu time e mais felicidade no ambiente de trabalho. Confira:

1. Educação sempre. Não importa como você esteja

Brigou com o namorado(a)? Seja educado e cordial com os colegas de trabalho. Acordou de mau humor? Seja educado e cordial com os colegas de trabalho. Seu carro quebrou e você precisou andar quarteirões até chegar à empresa e, por isso, ficou irritado? Também seja educado e cordial com os colegas de trabalho. Dar “bom dia”, “boa tarde”, falar “obrigado”, “por favor” e outras palavras de cordialidade no ambiente de trabalho é fundamental. Lembre-se de que as pessoas podem até entender seu estresse, mas ninguém tem nada a ver com seus problemas pessoais.

2. Aprenda a separar as relações profissionais das pessoais

Não estamos dizendo que você não pode ter amigos no trabalho, mas uma relação desse tipo leva tempo e confiança para ser estabelecida. Não considere alguém que vai a happy hours com você e toma um chopp ao final do expediente como um amigo. O ideal é separar bem um colega de um amigo para não se decepcionar futuramente.

3. Seja amável, mas esperto

É fundamental ter um comportamento ativo e atencioso, oferecendo-se para ajudar os colegas de trabalho no que for preciso, mas você deve ficar atento para que não abusem da sua bondade, afinal, uma empresa com muitos funcionários sempre pode conter alguns colegas “espertinhos”, que tentarão se aproveitar de você para trabalharem menos.

4. Evite se meter em polêmicas

Você pode até não gostar muito de determinada pessoa no ambiente de trabalho, mas seja sempre cortês e educado com ela. Nessas situações, é fundamental manter o equilíbrio para que não sejam causadas polêmicas desnecessárias ou seu profissionalismo seja colocado em xeque. Discrição até com desafetos é muito importante.

5. Dê mais de uma chance às pessoas

Você deve fazer um esforço para conhecer melhor as pessoas que trabalham com você, mesmo que a primeira impressão não tenha sido boa. Muitas vezes, nos enganamos em relação a alguém que pode ser um ótimo colega de trabalho e fazemos julgamentos precipitados apenas por falta de paciência e boa vontade.

6. Fuja das panelinhas

Se você for novo em uma empresa e sentir que há uma “panelinha”, identifique alguns pontos em comum entre vocês e se esforce para ser aceito pelos membros dessa turma sem, no entanto, passar a fazer parte dela. O ideal no ambiente de trabalho é transitar bem por todos os grupos.

Manter-se longe de fofocas, polêmicas e ser sempre educado com todos são regras fundamentais para o bom convívio entre colegas dentro de uma empresa. Faça um esforço para seguir as boas práticas e veja como a sua rotina profissional ficará muito mais tranquila e prazerosa!

Compartilhe.