Manual para quem vai de bike ao trabalho

É cada vez maior o número de profissionais que utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, seja pelo aumento na qualidade de que vida que a “magrela” oferece ou pela facilidade de locomoção nas grandes cidades, que sofrem com o trânsito intenso. Com o aumento do número de ciclovias espalhadas pelas cidades brasileiras, a bike é uma opção e tanto para ir ao trabalho, mas você sabia que são necessárias algumas medidas para garantir a sua segurança, bem-estar e higiene?

Pensando nisso, nós, do Love Mondays, preparamos esse manual com todas as recomendações e passos que devem ser seguidos por quem usa a bike para ir e voltar do trabalho utilizando a bicicleta (descubra, nesse post, como fazer a transição do carro para a magrela). Confira!

1. Equipamentos de segurança

Antes de colocar a magrela para rodar, é essencial equipá-la com itens de segurança, bem como providenciar capacete para você. Ele é fundamental para manter sua integridade em casos de pequenas quedas ou acidentes mais graves. Em relação à bicicleta, há alguns itens obrigatórios segundo o Código Brasileiro de Trânsito. O primeiro deles é a sinalização dianteira da bike, para períodos noturnos. Esta sinalização deve ser de coloração branca e pode piscar ou não.

Há, ainda, as sinalizações traseira e lateral, que têm o mesmo objetivo da sinalização dianteira. O retrovisor é o último item obrigatório e funciona da mesma forma que o retrovisor de um carro, auxiliando o ciclista a mudar de faixa ou visualizar automóveis próximos.

Embora não seja obrigatório, um kit de segurança com bombas de ar para pneus furados e alguns itens de primeiros socorros é altamente recomendável para se ter na bicicleta. Afinal, imprevistos acontecem e é preciso estar preparado para eles. O bagageiro é ótimo pra carregar esse kit e suas coisas pessoais sem ser um peso a mais.

1. Foco no seu bem-estar

Planejar algumas estratégias de percurso e velocidade ajuda a aproveitar mais a experiência de ir para o trabalho de bike e ainda faz com que você fuja do trânsito e de vias mais arriscadas. Ao traçar a rota de casa até o trabalho,  se for possível, dê preferência a ruas mais tranquilas e arborizadas. Assim, além de praticar um exercício ao ir para o trabalho você ainda relaxa em um caminho agradável e sem trânsito.

É importante, também, pedalar em um ritmo tranquilo para não se esforçar demais. Afinal, você não quer chegar à empresa com um aspecto de quem correu uma maratona, não é mesmo? Se tiver tempo, por que não parar no meio do caminho em algum local agradável? Você pode até tomar café da manhã lá, por exemplo. Levar água gelada na mochila também ajuda a aliviar o calor e te manter hidratado no caminho para o trabalho.

Estratégias para manter a higiene em ordem

É recomendável tomar um banho antes de sair para o trabalho. Assim, você reduz a transpiração e combate possíveis odores. Você deve, ainda, passar antitranspirante e levar um desodorante para passar quando chegar à empresa. No bagageiro, leve também lenços umedecidos para higienizar as axilas, caso necessário. Isso ajuda a evitar maus odores.

Em relação às roupas, o ideal é levar um traje limpo para se trocar depois de andar de bike. Primeiramente, você faz todo o procedimento de limpeza e, depois, se troca. Se não for possível, leve pelo menos uma camisa bem dobrada no bagageiro e troque-a quando chegar ao trabalho. Dica: como camisas amassam facilmente, você pode utilizar um pedaço de papelão fino ou papel cartão para dobrar a sua camisa e mantê-la em ordem.

E você? Tem o hábito de ir para o trabalho de bicicleta ou pretende começar a se locomover dessa maneira em breve? Conte a sua experiência para nós!

Compartilhe.