10 maneiras de lidar com um chefe temperamental

Tudo está certo até que uma nuvem negra pousa sobre a cabeça de seu gestor e seu humor muda bruscamente – boa parte das vezes sem causa aparente. Todos nós estamos sujeitos a isso. Porém, quando essas oscilações são frequentes, a qualidade do ambiente e trabalho piora drasticamente. Por isso, trazemos 10 dicas que lhe ajudarão a lidar com essas intempéries da melhor maneira possível, sem deixar seu trabalho ser prejudicado. Confira!

1. Conheça bem seu chefe

“Para lidar com este tipo de gestor, o colaborador precisa, antes de mais nada, conhecê-lo e analisar seu perfil comportamental”, afirmam Léa Folena e Renata Ferraz, sócias da UpTraine Consultoria & Treinamento. Procure perceber o que provoca as mudanças de humor e o que você pode fazer para evitá-las e, caso aconteçam, reagir a elas de maneira saudável.

1. Procure manter-se calmo

Ok, este conselho pode ser difícil de ser seguido, mas existem alguns truques para tanto. O mais fácil deles é contar até cinco, inspirando pelo nariz e expirando pela boca lentamente. Pense em algo que lhe deixe feliz. “Isso ajuda a manter o controle das emoções, sem reprimi-las, processando-as de maneira saudável e equilibrada”, explicam as sócias.

1. Certifique-se de que você não é o problema

Pergunte-se: meu trabalho é satisfatório? Meu humor é estável e contribui para manter um ambiente agradável? “Busque saber o que motiva a agressividade de seu chefe, pois, muitas vezes, o comportamento é resultado de nossas ações antiprofissionais”, alertam. Quanto mais você se conhece, mais blindado e seguro tende a ficar.

1. Não leve para o lado pessoal

Se você chegou à conclusão de que não é o problema, não há motivos para tomar as ofensas e grosserias para si. Respire fundo e confie em seu trabalho.

1. Mantenha distância (às vezes)

Restringir o contato com esse gestor pode ser uma maneira de aliviar a energia negativa. Porém, esta é uma medida paliativa que não resolve o problema – afinal, hora ou outra você precisará lidar com essas oscilações de humor. Então, apele para essa atitude apenas em casos extremos, como depois de uma explosão, pois tanto você quanto seu chefe precisarão deste espaço para se recuperarem.

1. Evite o embate nos momentos de crise

A pior coisa que você pode fazer é aproveitar uma intempérie de humor para colocar tudo em pratos limpos. Procure manter-se calmo e convide o chefe para conversar em um momento mais oportuno, quando ele estiver sob controle.

1. Chame-o para um feedback na hora certa

Para as especialistas, o ideal é começar a conversa relatando qualidades do gestor e, depois, mencionar alguns momentos em que ele foi temperamental e como isso causa constrangimento na equipe. Ao final, arremate abordando outra qualidade. “Tenha essa conversa apenas se você possuir abertura para tal, do contrário, pode piorar a situação”, alertam Léa e Renata. Se não adiantar, é válido procurar um colega de confiança ou um superior.

1. Procure a pessoa mais próxima ao chefe na empresa

Quando é difícil estabelecer uma comunicação satisfatória, pode ser o caso de pedir ajuda de alguém próximo a ele, como a secretária, por exemplo. Além de auxiliar na comunicação, essa pessoa também pode ajudá-lo a entender e lidar com o temperamento do chefe.

1. Defenda seu trabalho

Pode ser que, em uma explosão, seu chefe questione seu trabalho. Por isso, é muito importante você ter tudo documentado, principalmente suas tarefas e acontecimentos que possam ter influenciado seu desempenho. Assim, você terá fatos comprovados e argumentos para se proteger.

1. Você não é obrigado a nada

Lembre-se que, se você precisa sempre lidar com essas variações de humor e nada parece resolver, você tem liberdade de aceitar ou não essa situação. “É importante analisar os prós e contras de trabalhar em um lugar onde a hostilidade faz parte da rotina profissional”, finalizam as especialistas.

Por Finanças Femininaso primeiro site de finanças para mulheres do Brasil. Um site para ajudar mulheres a organizarem as suas contas, aprenderem a gastar melhor e a investir. Nosso objetivo é ajudar você a se tornar mais independente!

Compartilhe.