7 dicas para ser mais produtivo no home office

0

A internet permitiu que cada vez mais as empresas adotem o home office e permitam que os profissionais possam trabalhar de qualquer lugar – desde que haja conexão.

Mas, trabalhar em casa pode ser uma grande armadilha para a sua produtividade. Então, se você é um profissional que trabalha home office, fique ligado nas nossas dicas:

  1. Entre na rotina

Mesmo que você tenha mais liberdade quando faz home office, ainda precisa de uma rotina bem estabelecida. Encontre o horário que melhor funciona para você e crie uma agenda com todas as suas tarefas de um dia típico – incluindo a pausa para o almoço e do fim do expediente. Podem existir exceções, mas a rotina deve funcionar na maior parte do tempo.

Como ser produtivo trabalhando em casa?

  1. Estabeleça limites

Assim que você tiver criado sua rotina,  vai ter também os horários em que estará disponível para atender ligações e fazer reuniões de trabalho. Certifique-se de que seus colegas e clientes estejam por dentro de seus horários.  Ah, a dica também vale para família e amigos, ok?

Por que você não deveria tomar decisões importantes no final do dia

  1. Defina prazos

É comum que pessoas que trabalham home office tenham mais flexibilidade. Mesmo assim, isso não significa que você deva abrir mão dos prazos. Crie datas para todas as entregas e se esforce para não sair da linha. Isso mostra que você tem pleno controle sobre suas tarefas.

  1. Comunique-se regularmente

Mesmo trabalhando longe do escritório, é importante manter contato com seus chefes e colegas de trabalho. É importante que seu time tenha atualizações sobre o andamento de suas atividades e que você esteja por dentro do que está rolando. Quando se trabalha home office, a comunicação com colegas acaba sendo um pouco mais complicada, já que não se pode simplesmente andar até a sua mesa para conversar com você.  Por isso, seja proativo em manter uma boa comunicação.

  1. Não caia na preguiça

Com todo o conforto de trabalhar de onde quiser, fica fácil entrar em um ritmo mais preguiçoso. Tenha o hábito de fazer pequenas pausas e andar um pouco enquanto estiver atendendo ligações. Isso vai te ajudar a se manter ativo e ter mais energia para seguir para a próxima tarefa com mais foco.

4 dicas para acordar de bom humor todo dia

  1. Cuide do seu corpo

Isso pode acontecer: você está totalmente focado no trabalho e, algumas horas depois, você percebe que não comeu ou bebeu praticamente nada. É importante se manter bem alimentado e hidratado.  Uma dica é manter uma garrafa de água sempre por perto e, claro, não se esquecer das pausas para se alimentar.

  1. Não fique recluso

Uma das coisas que quem trabalha home office precisa ficar atento é com a reclusão. Afinal, você realmente não precisa sair de casa para trabalhar. Lembre-se de tirar um tempinho por dia para conversar com outras pessoas, visitar um amigo ou mesmo ir ao supermercado. Lembre-se de manter a interação social!

Este artigo foi inspirado em 10 Tips to Help Remote Workers Avoid Burnout, do Glassdoor, grupo do qual o Love Mondays faz parte

Compartilhe.