Executivos que inspiram: conheça Luiza Trajano, responsável pelo sucesso arrebatador do Magazine Luiza

Conhecer a trajetória de profissionais de sucesso é fundamental para se inspirar e avaliar a sua própria história, que pode ser alterada a qualquer momento, caso você sinta que chegou a hora e dar um grande salto em sua carreira, independentemente do cargo que você ocupar em uma empresa. Um exemplo de executiva que rende ótimas lições de gestão de equipe, ousadia nos negócios e visão é Luiza Trajano, atual presidente do Magazine Luiza, uma das líderes do varejo no Brasil, com 736 lojas em 16 Estados.

A Magazine Luiza sempre cresceu em crise. Quando não tem crise eu fico preocupada. (Em entrevista à revista Exame)

De uma pequena loja em Franca, no interior de São Paulo, para uma mega empresa que se destaca pela valorização dos seus profissionais e foco em aquisições foram necessários alguns passos e muita visão da dona Luiza Trajano Donato, tia de Luiza Trajano que, ao lado de Pelegrino José Donato, seu esposo, inaugurou, em 1957, a loja “A Cristaleira”. Em 1974, o casal abriu a primeira loja de departamentos e, em 1976, a marca adquiriu a rede de lojas Mercantil, expandindo, na sequência, para fora do Estado de São Paulo e passando a se chamar Grupo Magazine Luiza.

Na Magazine Luiza nós colocamos as pessoas em primeiro lugar e cultivamos a cultura do ganha-ganha. (Em sua conta no Twitter)

Luiza Helena Trajano, sobrinha do casal fundador da marca, começou a trabalhar na rede varejista aos 18 anos de idade e passou por todos os departamentos da companhia até chegar à superintendência. Em 1991, por meio de um bilhete, Luiza Helena, que se formou em administração de empresas, foi avisada pela tia de que chegara a hora de assumir o comando da companhia. Ao ser nomeada presidente da organização, em 1991, Luiza Trajano logo implementou um modelo de gestão que combinava crescimento orgânico e aquisições, valorizando seus colaboradores e as pessoas. Você sabia, por exemplo, que o Grupo Magazine Luiza é o pioneiro, em seu segmento, na implantação de um modelo de comércio eletrônico/virtual nas vendas? No início da década de 90, a marca também criou a campanha “Liquidação Fantástica”, um saldo de Natal no qual os clientes poderiam comprar com até 70% de desconto todas as mercadorias que conseguiam carregar, uma ação impensada para a época!

A gente tem mania de pensar pobre e traçar coisas pequenas. E pobreza atrai pobreza. Tenha metas ousadas. (No curso Exame PME)

Atualmente, além de estar presente em diversas redes sociais e sempre exaltar o diálogo e contato próximo com os clientes, o Magazine Luiza se preocupa em oferecer um bom ambiente de trabalho aos seus colaboradores e detém, inclusive, o posto de “Melhor Empresa na Prática do Falar com seus Colaboradores”, em pesquisa do Instituto Great Place to Work, refletindo o estilo de liderança de Luiza, que faz questão de visitar algumas lojas e conversar com os clientes pessoalmente.

Além de se dedicar ao comando da companhia, a CEO do Magazine Luiza – presente na lista dos 60 executivos mais poderosos do Brasil – ainda divide seu tempo com palestras, com foco em temas como a presença da mulher na liderança de empresas, o relacionamento com colaboradores e o atendimento ao cliente. “Toda a organização deve enxergar o funcionário como um empreendedor”, exalta Luiza, cuja gestão de sucesso foi tema de um estudo da Harvard Business School.

Inspirar-se no exemplo dessa mulher inovadora e cheia de histórias é uma ótima forma de começar a rever suas metas e ações para ter ainda mais sucesso na carreira, não acha? Mãos à obra!

Compartilhe.