Introvertidos podem ter sucesso? Conheça dez profissionais que vão te inspirar!

0

Sabe aquela percepção quase que geral de que para se ter sucesso na vida profissional é preciso ser descontraído e falador? Uma pessoa introvertida é muitas vezes confundida com uma pessoa tímida, o que não necessariamente é verdade, haja vista que introvertidos podem falar muito bem em público, sem timidez alguma. Diversos estigmas envolvendo pessoas introvertidas já foram quebrados, mas muitos outros ainda persistem, como o de que pessoas introvertidas não gostam de socializar ou são difíceis.

A história mostra que, ao contrário do que parece, pessoas introvertidas têm grande capacidade de obter conquistas, tanto no ambiente dos negócios quanto na política. Você se considera um introvertido? Se a resposta for sim, confira, a seguir, exemplos de dez personalidades que são reconhecidamente introvertidas e alçaram altos voos, servindo de referência para milhares de pessoas no mundo.

1. Bill Gates

Fundador da Microsoft e uma das pessoas mais ricas do mundo, Bill Gates é um introvertido por natureza. Certa vez, ele foi questionado sobre como obter sucesso em um mundo predominantemente extrovertido e respondeu o seguinte: “penso que introvertidos podem se dar muito bem. Se você for esperto, pode aprende a extrair os benefícios de ser introvertido, pensando em um problema, lendo tudo o que puder ou levando-se ao limite para chegar ao topo de uma área específica. Você consegue aprender mais que as pessoas extrovertidas, contrata melhor os extrovertidos e constrói um negócio com foco no pensamento profundo e na construção de equipes.”

2. Steven Spielberg

Por essa você provavelmente não esperava. Um dos diretores de cinema mais poderosos e influentes em Hollywood também é introvertido! Steven Spielberg já afirmou que prefere passar o tempo se perdendo em filmes em vez de interagir com outras pessoas.

3. Mark Zuckerberg

Certa vez, Sheryl Sandberg, COO de Facebook, afirmou que o fundador da rede social é “tímido e introvertido e geralmente não parece muito sociável com pessoas que não o conhecem, mas, no fundo, é muito agradável.” Segundo a executiva, Zuckerberg “realmente se preocupa com quem trabalha com ele.”

4. Larry Page

O co-fundador do Google e CEO da empresa tem personalidade reservada, é reconhecidamente um “geek” e introvertido, mas nada disso impediu que ele se transformasse em um dos homens mais bem sucedidos do mundo dos negócios.

5. Marissa Mayer

A atual CEO da Yahoo! já admitiu, em entrevistas, que é uma “geek” inveterada e muito tímida. Para a executiva, uma liderança mais quieta e reservada é o caminho ideal para o sucesso profissional.

6. Abraham Lincoln

O 16º presidente dos Estados Unidos possuía habilidades de liderança bem introvertidas, tanto que ele até virou objeto de estudo de pesquisadores e educadores por conta de sua dignidade e personalidade reservada.

7. J.K. Rowling

Gosta da série Harry Potter? Pode parecer estranho, mas essa trilogia surgiu de uma personalidade bastante introvertida. Sabia que a autora, J.K. Rowling, teve a ideia de escrever o primeiro livro de Harry Potter enquanto viajava de Manchester para Londres e não pôde escrever a história porque sua caneta não funcionava e ela teve vergonha de pedir uma a alguém? Inacreditável!

8. Warren Buffett

Um dos homens de negócios mais bem sucedidos do mundo, Warren Buffett é um grande introvertido. Segundo ele próprio, quando começou sua carreira ele tinha “intelecto para os negócios”, mas sentia que precisava aprimorar suas habilidades de influenciar pessoas e conquistar amigos, já que ele não se enxergava como uma figura do mundo dos negócios.

9. Michael Jordan

O astro da NBA e ídolo de diversas gerações é um dos atletas mais introvertidos, sabia? O nadador e multicampeão Michael Phelps é outro exemplo de personalidade reservada e introvertida, porém de imenso sucesso em sua vida profissional.

10. Barack Obama

Pode parecer “conversa fiada”, mas o atual presidente dos Estados Unidos e também o homem mais poderoso do mundo é um introvertido. David Brooks, colunista do jornal The New York Times, afirmou certa vez que “ser liderado por Barack Obama é ter aulas de trompete com Miles Davis. Ele te faz querer sentar e pensar”, disse o profissional.

Essas personalidades te serviram como inspiração? Ter esses grandes nomes como norte para a sua carreira pode te ajudar a superar as barreiras que a introversão pode trazer. Aposte nas suas competências e faça sucesso!

Compartilhe.