Inovação e alto astral: o dia a dia de um engenheiro de software do Mercado Livre

“Chego bem cedo aqui e vou treinar na academia. Preciso entrar em forma”, brinca o engenheiro de software Carlos Corrêa, um dos mais de 1.000 funcionários da Melicidade, a nova sede do Mercado Livre, cuja estrutura se baseia não só nos moldes físicos das gigantes do Vale do Silício, mas também no incentivo ao desenvolvimento de habilidades cada vez mais essenciais em uma empresa de ponta: “pensar fora da caixa”.

No amplo escritório da Melicidade, Carlos se divide entre reuniões diárias com a equipe localizada em Córdoba, na Argentina, e uma rotina geralmente pré-estabelecida. “Trabalho na área de integrações e desenvolvimentos para dar suporte a todas as demandas de integradores e clientes”, explica Carlos, que também dedica parte do seu tempo à orientação de startups que acontece toda sexta-feira na empresa com o intuito de ajudá-las a acelerar seus negócios.

Sobre o ambiente em si e a rotina de trabalho, o engenheiro é só elogios: “nosso horário do cafezinho à tarde é sagrado”, brinca Carlos, que, ao lado de seus companheiros, suspende as atividades em determinado momento para retornar ao amplo restaurante da empresa e aproveitar os bolos, pães de queijo e até mesmo a tapioca que a empresa disponibiliza. “Temos um aplicativo que nos mostra o cardápio do dia”, conta.

O Mercado Livre, principal ferramenta de e-commerce da América Latina, procura mesclar com as atividades profissionais de seus funcionários, diversão e saúde através de salas de jogos, acompanhamento médico, nutricional, massagens e academia. “Isso faz com que o trabalho seja mais intenso porque temos mais energia para trabalhar, mas, ao final do dia, ele fica mais leve”, comenta Carlos, que teve a sua paixão pelo Mercado Livre iniciada muito antes dessa mudança de estilo de vida oferecido pelos benefícios do novo endereço que veio juntamente com a troca de endereço da sede da empresa.

“Eles me incentivam muito a evoluir, então cada dia para mim é uma oportunidade para aprender mais”, celebra o engenheiro, que diz nunca ter trabalhado em um local tão respeitoso com todos. “Eram valores que eu tinha comigo, mas nunca tinha visto sendo praticados nas empresas por onde passei.”

Aberto sete dias por semana para clientes, parceiros e funcionários, a Melicidade promove, todas as últimas quintas-feiras de cada mês, um happy hour. “Tem sempre bandas tocando, petiscos e cervejas para quem toma – eu, no caso, vou na cerveja”, brinca o engenheiro, que dá dicas para quem deseja trabalhar no Mercado Livre.

“A principal habilidade que a pessoa deve ter é querer inovar sempre. Além do conhecimento técnico, que é imprescindível, estamos sempre inovando, mudando o que fazemos no dia a dia”, enfatiza.

Compartilhe.