A importância de se fazer um “social” no trabalho

0

Algumas pessoas adoram; outras acham muito chato socializar com os colegas de trabalho. Goste você ou não, é fundamental ter uma boa relação com eles, e não apenas porque isso é bom para a sua carreira, mas também porque faz bem para a sua autoestima, confiança e bem-estar geral, afinal, nada pior do que ter que lidar com companheiros de trabalho que você detesta e ter que fingir uma relação amigável, não é mesmo? (Descubra como você é visto pelas pessoas).

Fazer um “social” no trabalho é essencial para a sua carreira, já que, se você não tem a capacidade de estabelecer relações humanas com eles, sua trajetória provavelmente sofrerá. Estabelecer uma relação amigável com todos e conhecer melhor as pessoas que trabalham com você te ajuda a se comunicar melhor, ter mais confiança nos outros e trabalhar em grupo, pode acreditar. A gente já falou sobre como se relacionar bem no trabalho, confira o manual aqui.

Nas empresas mais antenadas, o conceito de “casa fora de casa” já chegou ao ambiente de trabalho, que se transformou em uma espécie de “espaço comunitário”, no qual as pessoas se ajudam, interagem e evoluem juntas. É evidente, claro, que há competições e que você está ali para avançar na carreira, porém manter a cortesia, um nível bom de companheirismo e simpatia com todos é essencial, tanto em empresas de pequeno porte quanto nas gigantes.

Ao socializar com os outros você gera mais confiança das pessoas em você, aumenta o seu poder de persuasão, desenvolve empatia para criar uma cultura de alta performance nas pessoas que trabalham juntas de maneira harmônica. Fazendo isso, você se beneficia com mais inteligência emocional e também cria habilidades para lidar melhor com os outros.

Se você tem dúvidas a respeito do grau de socialização ideal em uma empresa e até que ponto deve chegar sua conexão com os demais colaboradores, o ideal é que esse “social” aconteça principalmente dentro da companhia, porém momentos como coffee breaks, comemorações de aniversário ou um happy hour ajudam a expandir esses benefícios – mantendo, é claro, a etiqueta profissional, que inclui não beber demais, não expor sua vida pessoal ou não dar em cima de colegas.

Em uma boa medida, o “social” no trabalho te ajuda em diversas frentes e é uma ótima maneira de ser admirado e valorizado por um grupo. Desenvolva essas habilidades e veja como elas só te trarão conquistas!

Compartilhe.