Hoje é o Dia da Felicidade! Que tal ser mais feliz no trabalho?

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Como dizia o filósofo Confúcio, sentir-se bem no trabalho é fator primordial para que você atinja a felicidade e, consequentemente, viva melhor e em harmonia com seus colegas e com sua própria carreira. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível, sim, ser feliz no trabalho.
O primeiro passo é ter em mente que o campo profissional não está isolado e recebe interferências de outras áreas da vida, tais como a familiar, a financeira e a afetiva, por exemplo. Assim, se um lado está desequilibrado, ele afetará o outro. Por isso, só haverá felicidade quando esse conjunto de elementos que forma a nossa vida estiver bem. Para isso, é importante ter uma perspectiva ampla e entender que os problemas sempre existirão, o que importa é a maneira como você lida com eles.

Em segundo lugar existe a necessidade de os objetivos e aspirações do profissional estarem relativamente alinhados aos da empresa. Se você trabalhar em um local com valores e cultura parecidos com os seus, será mais fácil você sentir que faz a diferença no seu ambiente de trabalho e atingir mais realização profissional, o que traz felicidade. Se há uma causa que você admira ou que move você profundamente, e você conseguir contribuir para essa causa com o seu trabalho, a chance de satisfação é muito grande.

É claro que fazer o que gosta é o primeiro passo para conseguir alcançar a satisfação na carreira. Mas outros fatores como desafios, se sentir útil, respeitado e reconhecido por colegas e líderes também são muito importantes. Ainda, vale ter em mente que a felicidade é uma busca contínua e que precisa ser reconstruída a cada momento da sua vida.

Compartilhe.