5 habilidades dos profissionais do futuro

0

Grandes empresas surgiram nos últimos anos apostando em técnicas inovadoras e criando demandas específicas de profissões que jamais foram imaginadas. Hoje, essas companhias ditam o que é moderno e são vistas como parâmetro para o crescimento de diversas outras organizações.

Ao mesmo passo que o mercado evolui, os profissionais também devem progredir. E é por isso que muitas profissões estão surgindo e as mais tradicionais estão passando por um processo de renovação.

Conheça algumas habilidades fundamentais para os profissionais do futuro. As dicas não servem somente para empregos que estão para surgir, mas para qualquer atividade exercida hoje:

1. Adaptabilidade

Em um cenário onde a tecnologia se transforma diariamente, é cada vez mais necessário ser um profissional que sabe se adaptar. Isso significa que por vezes você precisará aprender algo novo ou adicionar atividades novas em sua rotina e assumir responsabilidades que talvez não estivessem originalmente no seu escopo de trabalho.

2. Integração

O job rotation é uma técnica cada vez mais usada por grandes empresas em cargos de entrada, principalmente para estágio e trainee. Isso serve para formar um profissional plural, capaz de se integrar em diferentes equipes e de desenvolver um olhar amplo das atividades exercidas pela empresa.

3. Análise de informações

É produzida hoje uma quantidade absurda de dados: desde as interações digitais em redes sociais até documentos internos nas empresas. Tudo isso precisa ser traduzido em informações úteis para estratégias de negócio. Aprender a analisar números, gráficos e ter insights sobre estes materiais se tornará indispensável no futuro.

4. Habilidades sociais

Conhecimentos técnicos não serão os únicos pontos de atenção na hora de uma decisão profissional. Também será preciso ter habilidades sociais e muita inteligência emocional. Chamadas de soft skills, essas características abordam a forma como você se comunica com seus colegas, a influência que você possui em seu ambiente de trabalho e a criatividade que você aplica nos projetos. Outros pontos como a empatia, a transparência e a integridade ganharam destaque dentro dos valores das organizações e deve refletir nos funcionários que ali trabalham.

5. Liderança por influência

Essa é uma extensão das habilidades sociais que merece comentários pontuais. Os chamados gestores “mão de ferro” estão perdendo força e lentamente sendo substituídas por liderança por influência, que surge com base na confiança, credibilidade, transparência e não no puro poder.


Quer receber conteúdo sobre carreira no seu feed? Curta a página da Love Mondays para não perder nenhuma atualização 😉

Compartilhe.