6 habilidades da infância que nos ajudam no trabalho

As crianças têm um jeito único de encarar as coisas e muitas dessas singularidades acabam se perdendo na passagem para a vida adulta. Embora esse processo seja necessário para o amadurecimento, nele se perdem habilidades que poderiam ajudar você a crescer profissionalmente.

Separamos características típicas da infância que podem te ajudar a entender novos desafios, encarar oportunidades de carreira e melhorar suas relações profissionais.

1. Curiosidade

Para as crianças, a vida é um universo de possibilidades e de chances de descobrir algo diferente. Você já deve ter sido bombardeado por perguntas de pequeninos como “mas por quê?”, “como isso funciona?”, “me explica isso?”.

Eles não têm medo do novo e estão sempre preparados para desbravar o mundo. Almejam entender como tudo funciona e procuram relacionar essas novidades com o que já conhecem.

Uma boa forma de resgatar isso em sua vida adulta é aceitando o que novas oportunidades podem te ensinar e colocando empenho em aprender com desafios. Além disso, é importante saber que nem sempre é possível conhecer algo sem a proatividade de ir atrás das respostas.

2. Aprender ludicamente

Essa proatividade em aprender e aceitar novidades vem junto com a facilidade no aprendizado. Com crianças, tudo tende a ser levado de maneira mais leve e lúdica e o aprendizado quase sempre se dá por brincadeiras.

Isso significa que existem outras formas de aprender novas habilidades e tarefas que vão te ajudar no trabalho. Já pensou em tornar as coisas mais divertidas e colocar a mão na massa para aprender algo brincando?

3. Empatia

A empatia é nítida durante a fase infantil. Crianças demonstram sua preocupação com as pessoas ao seu redor de maneira muito espontânea, perguntando o que está acontecendo ou como alguém está se sentindo caso notem algo estranho.

Praticar a empatia modifica o dia das pessoas. Faça o exercício de se colocar no lugar de seus colegas de trabalho, dando o apoio em momentos difíceis e se esforçando para dar um up no clima no escritório.

4. Persistência

Já reparou em todo o empenho que uma criança tem ao aprender a andar? A característica da persistência é clara nessa fase em que, mesmo com todos os tombos, elas continuam a tentar até serem capazes de caminhar sem a ajuda de ninguém.

Na vida adulta, muitas vezes o caminho mais fácil será o da desistência ou o da amargura com os obstáculos. Buscar essa essência infantil transforma grandes desafios em pequenas metas a serem completadas e te dão gás para sempre continuar sua trilha ao futuro almejado.

5. Simplicidade ao criar e imaginar

O universo lúdico das crianças estimula a criatividade e faz surgir ideias mirabolantes. Mesmo que muitas dessas criações não façam sentido, o exercício da abstração é crucial para encontrar soluções e novos caminhos para as mais banais situações do nosso dia a dia.

Praticar exercícios que facilitem o processo criativo pode transformar longas e conflituosas reuniões em conversas mais leves que proporcionem ideias jamais imaginadas!

6. Facilidade em fazer amigos

Conforme a maturidade chega, novos gostos e preferências são descobertos, adicionando cada vez mais critérios na hora de se aproximar das pessoas. As relações também tendem a serem mais superficiais e laços reais não são mais criados com tanta facilidade.

Não seria mais proveitoso deixar essa resistência de lado para realmente se aproximar de seus colegas no escritório, tentando criar relações verdadeiras que deixarão o clima mais leve?

Compartilhe.