Há uma razão científica pela qual você precisa ser um bom colega de trabalho

Todos sabemos que é necessário ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho, certo? Mas você sabia que existe uma explicação científica para isso? Dados publicados pela revista Entrepreneur mostram que, segundo Christine Porath, uma professora na University of Southern California, uma em cada oito pessoas deixam seus trabalhos por conta de problemas como colegas rudes, desdém, má convivência e ambiente de trabalho ruim.

A mesma professora mostrou, em um estudo, que 80% dos participantes do experimento perdeu um tempo valioso no trabalho discutindo incidentes por problemas na convivência na empresa e 48% deles reduziu os esforços aplicados em seus afazeres por conta de confusões no trabalho. Pense nisso em grande escala, calculando a perda de tempo em semanas, meses e até anos nesse trabalho? O que parece um contratempo pequeno acaba se transformando em algo muito maior.

Para evitar que tais acontecimentos prejudiquem o rendimento do escritório e atrapalhem os trabalhos em equipe, tente seguir esses três passos:

1. Preste atenção à sua linguagem corporal

A maioria das interações desrespeitosas em um ambiente de trabalho não são verbais, mas sim de sinais. Um olhar de deboche, o ato de não responder a uma pergunta ou ignorar alguma pessoa podem desencadear sérios problemas. Para evitar isso, preste atenção ao seu modo de se comportar e ao seu jeito de dizer as coisas. Se você for um líder de equipe, redobre a atenção. Lembre-se de que, se você tem uma atitude positiva, seus subordinados também terão.

2. Analise seu nível de sensibilidade

Você precisa analisar a situação como um todo e não apenas considerar uma pessoa como “rude” ou “arrogante” apenas por conta de um momento. Nessas horas, procure ser menos sensível e avalie a situação como um todo, perguntando-se: “essa pessoa sempre foi assim comigo? Será que ela não estava em um mau momento?”

3. Informe se um problema estiver te incomodando

Se você sentir que o comportamento de algum membro da equipe está afetando seu trabalho, chegou a hora de conversar com seu superior. A melhor forma de fazer isso é separar alguns exemplos do que está acontecendo e mostrar como isso prejudica a produtividade do grupo. Nunca diga “fulano sempre atrapalha”, “beltrano não gosta de mim”. Vá sempre munido de fatos concretos.

Defender o bem-estar de toda a equipe é fundamental para que todos remem no mesmo sentido e obtenham o sucesso juntos. Que tal deixar as coisas mais leves e afastar as confusões? Vale a pena tentar!

Compartilhe.