Guia do Employer Branding para sua empresa

Assim como o processo de recrutamento se tornou muito mais competitivo, empresas estão buscando novas formas de não apenas recrutar, mas atrair e reter os melhores talentos do mercado. Uma estratégia-chave que muitas companhias passaram a adotar no processo de recrutamento é promover uma forte marca empregadora. O chamado Employer Branding pode ajudar a atrair as pessoas certas e aumentar o engajamento de quem já está no time.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é Employer Branding e, mais importante, como executar uma estratégia efetiva e como mensurar os resultados, nós, do Love Mondays, preparamos um guia rápido para te ajudar a começar!

O que é Employer Branding?

Da mesma forma que o processo de branding tem sido usado por muitos anos para ajudar os consumidores a criar uma percepção sobre produtos e gerar engajamento de compra, Employer Branding está sendo usado para alcançar resultados semelhantes, influenciando o engajamento de candidatos. Employer Branding é definir, de forma autêntica e comunicar a voz da empresa, ou seja, o que ela oferece, quais são seus valores e sua cultura. Tudo isso para ajudar a atrair os candidatos certos.

Como definir o Employer Branding da minha empresa?

O exercício de definir o Employer Branding da sua empresa não precisa necessariamente ser extensivo. O mais importante é começar e ser autêntico. Com o tempo, a empresa pode refinar a identidade da marca empregadora. Um ótimo jeito de começar é perguntar para os funcionários como eles enxergam a companhia – o que a faz ser um lugar legal para trabalhar, como eles definem a cultura, qual perfil profissional é melhor sucedido na empresa.  Isso ajuda o time de RH e Comunicação a trabalhar lado a lado para coletar essas informações, refinar as ideias e construir a mensagem principal que será passada externamente.

Em quais canais devo comunicar o Employer Branding da minha empresa?

Uma vez que o Employer Branding da empresa for definido, o próximo passo é identificar os canais pelos quais você pode atingir o perfil que deseja. Recentemente, fizemos uma pesquisa aqui no Love Mondays com 4.700 profissionais para entender mais a fundo a jornada dos candidatos para escolherem a empresa ideal. Mais de 75% dos participantes afirmaram pesquisar sobre as empresas quando estão à procura de emprego e que os resultados das pesquisas influenciam na decisão de carreira. Então, onde exatamente os candidatos estão buscando informações? A fonte número 1 é o Google e logo em seguida o Love Mondays.

A dica é pensar sobre onde os candidatos que deseja atingir estão engajados e usar esses canais para comunicar o seu Employer Branding.

Como eu mensuro o retorno sobre investimento em Employer Branding?

Da mesma forma que o impacto de uma marca é melhor mensurado a longo prazo, Employer Branding também requer tempo para ter impacto real. Entretanto, na estrutura do mercado corporativo atual, é frequentemente necessário provar resultados de decisões de investimento com mais urgência. Com isso em mente, criamos uma lista de métricas que podem ser usadas para mensurar o retorno sobre o investimento em Employer Branding no médio e longo prazo.

Confira aqui:

Métricas de curto prazo (até 6 meses):

• Custo por pessoa impactada por canal
  • Engajamento nas redes sociais
  • Benchmark com os concorrentes
  • Número de candidatos qualificados
  • Porcentagem de aceitação de proposta

Métricas de médio/longo prazo:

• Tempo médio para fechamento de vagas de emprego
  • Custo por contratação
  • Qualidade da contratação
  • Taxa de turnover

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Employer Branding, a chave é começar, testar a sua marca empregadora como mensagem no mercado e fazer ajustes com base no impacto de suas métricas.

Leia também: como usar a marca empregadora para atrair e reter talentos, a influência das resenhas online na percepção dos candidatos sobre as empresas e 10 formas de promover o Employer Branding para novos contratados

Love Mondays para empresas

Love Mondays é uma empresa global e faz parte do Glassdoor, o site de empregos e recrutamento mais transparente do mundo. Já temos em nosso site mais de 1 milhão de avaliações, que são acessadas por 2 milhões de profissionais ao mês. Além de sermos uma fonte de informação para os profissionais, também somos uma plataforma em que as empresas divulgam suas marcas empregadoras.

Com o Love Mondays, a sua empresa pode ter uma página de perfil exclusiva, divulgar vagas de emprego de forma automática, além de ter acesso a relatórios de performance. Para saber mais detalhes sobre os serviços do Love Mondays para empresas, entre em contato com a nossa equipe: comercial@lovemondays.com.br

Compartilhe.