Geração de valor de dentro para fora

0

No Primeiro Fórum Love Mondays de Employer Branding, Thiago Veras, Gerente de Desenvolvimento Organizacional no Grupo Netshoes, abordou o tema “Cultura e Marca Empregadora: geração de valor de dentro para fora”. Segundo Thiago, o grande pilar para construir uma marca empregadora atrelada à geração de valor é ter uma cultura forte, que permeie a organização como um todo e que seja sustentada por cada um dos seus colaboradores. Ainda, ele ressalta que uma cultura sólida é essencial para o alcance de um posicionamento estratégico e atrativo da marca no mercado de trabalho. Thiago também mencionou que fazer com que o colaborador se sinta “embaixador da marca” possibilita a disseminação dos valores dentro e fora da empresa.

Mas, como é possível construir uma cultura organizacional capaz de influenciar positivamente a atração e o engajamento? Para que esse posicionamento seja possível, Thiago destacou a importância de se ter missão, visão e valores – chamados por ele de Direcionadores de Cultura – bem definidos e alinhados à estratégia macro da organização. Esses direcionadores são componentes fundamentais da cultura corporativa e devem ser claros, objetivos e de fácil acesso a todos. Além disso, a definição de processos, sistemas e símbolos que materializem esses valores é de extrema importância para que a cultura seja compreendida e assimilada de forma consistente, duradoura e que esteja incorporada na conduta dos seus colaboradores refletindo-se na prática diária.

Thiago ressaltou que a cultura da empresa deve gerar valor aos seus profissionais e atentou para a relevância de práticas que traduzam esses princípios. Desde a integração de colaboradores, passando pelo ambiente de trabalho e dress code até às ações de gestão de desempenho.

Portanto, é preciso despertar no colaborador não só o conhecimento da cultura, mas também a identificação e o sentimento de fazer parte do negócio. O acompanhamento da evolução do colaborador unido à cultura da empresa jovem com benefícios como flexibilidade de horários e DNA digital, no caso do Grupo Netshoes, resultam em uma forte marca empregadora com atração e engajamento de sucesso.

Compartilhe.