Futuro do trabalho: para brasileiros, tecnologia eliminará cargos operacionais

Uma pesquisa realizada em nossa plataforma revelou que os brasileiros esperam que, no futuro, os profissionais escolherão uma empresa para trabalhar levando em conta principalmente o propósito e a entrega de valor ao mercado.

Para mapear qual é a percepção brasileira do futuro do trabalho, coletamos respostas de 4.155 usuários do site durante o mês de dezembro de 2018. A pesquisa revelou como os profissionais estão se preparando para possíveis mudanças, os impactos esperados da tecnologia sobre o mercado laboral e o papel da liderança do futuro, entre outros aspectos.

Veja os resultados:

Preparando-se para o futuro

Quando questionados sobre a forma como estão se preparando para o futuro do trabalho, 45,5% dos profissionais afirmaram que estão pesquisando sobre o cenário e suas tendências, 41,8% buscam se atualizar com cursos e ferramentas digitais de suas áreas e apenas 12,7% ainda não pararam para analisar o tema.

Conheça 5 habilidades dos profissionais do futuro

Escolha de empresas para se trabalhar

A maior concordância entre os respondentes aparece quando se questiona como eles acham que os candidatos escolherão as empresas para trabalhar: 77,9% disseram que o processo será feito avaliando o propósito e entrega de valor da empresa ao mercado, 15% afirmaram que apenas por salário e benefícios e 7,1% acreditam que não haverá alteração no futuro.

Flexibilidade e autonomia

A importância dada à flexibilidade no trabalho também foi mapeada. O resultado revelou que 49,8% dos profissionais disseram que ela é um ponto fundamental para aceitar uma oportunidade, contra 39,6% que gostam de flexibilidade, mas não consideram um ponto crítico para uma decisão de carreira. Apenas 10,6% afirmaram preferir um horário mais rígido.

Quando o assunto foi a liberdade no trabalho, 61,8% disseram gostar de autonomia, mas também valorizam a hierarquia para ajudar a direcionar suas prioridades. Por outro lado, 23% preferem ter direcionamentos e tarefas delegadas; e 15,2% revelaram que se desenvolvem bem com autonomia e não precisam que tarefas sejam passadas por alguém.

A liderança no futuro

A forma como a liderança do futuro é imaginada pelos profissionais também foi o assunto de uma das perguntas da pesquisa. Para 67,4% das pessoas, esse será um cargo ocupado por alguém com alto poder de influência no time. Para 17,8% dos respondentes, os cargos de liderança não sofrerão nenhum tipo de alteração e 14,8% acreditam que não haverá liderança alguma e modelos horizontais serão adotados.

O impacto da tecnologia no cenário

Em relação à forma como a tecnologia irá afetar o futuro do trabalho, 47,2% das pessoas acreditam que ela fará com que os postos de trabalho mais estratégicos cresçam, enquanto máquinas executarão o operacional. Já 36,7% defendem que existirá um equilíbrio entre as posições de trabalho, misturando humanos e os chamados “robôs” em diversas atividades. Apenas 16,1% dos profissionais afirmaram que a tecnologia irá exterminar postos de trabalho e que pessoas perderão suas posições no mercado.

Descubra 7 profissões do futuro para ficar de olho

Confira as perguntas e os resultados na íntegra:

De que forma você está se preparando para o trabalho do futuro?
(45.5%) Estou pesquisando sobre o futuro do trabalho e tendências
(41.8%) Busco me atualizar com cursos e ferramentas digitais da minha área
(12.7%) Ainda não parei para analisar o tema

No futuro, como você acha que os candidatos escolherão as empresas para trabalhar?
(77.9%) Avaliando seu propósito e entrega de valor ao mercado
(15%) Apenas por salário e benefícios
(7.1%) Não acredito que haverá alteração no futuro

Considerando flexibilidade no trabalho, qual a importância que você dá para o tema?
(49.8%) Ter flexibilidade no horário de trabalho é um ponto fundamental para aceitar a oportunidade
(39.6%) Gosto de flexibilidade, mas não é um ponto crítico para aceitar uma oportunidade
(10.6%) Prefiro horário mais rígido, por exemplo, das 9h às 18h, sem flexibilidade

Considerando autonomia e liberdade no trabalho, qual a importância que você dá para o tema?
(61.8%) Gosto de autonomia, mas é importante ter uma hierarquia para direcionar melhor as prioridades
(23%) Lido melhor com direcionamentos e prefiro que me deleguem
(15.2%) Eu me desenvolvo bem com autonomia, não preciso que me direcionem tarefas

O líder do futuro, na sua opinião:
(67.4%) Será um cargo ocupado por alguém com alto poder de influência no time
(17.8%) Não acredito que cargos de liderança sofrerão qualquer tipo de alteração
(14.8%) Não haverá liderança, teremos estrutura horizontal

Você acredita que a tecnologia…
(47.2%) Aumentará os postos de trabalho mais estratégicos, enquanto máquinas executarão o operacional
(36.7%) Equilibrará as posições de trabalho, misturando humanos e os chamados “robôs” em diversas atividades
(16.1%) Irá exterminar postos de trabalho e pessoas perderão suas posições

Share.