Foi demitido? Saiba como falar sobre isso em uma entrevista de emprego

0

Ser demitido é uma situação delicada que pode te colocar em uma saia justa em entrevistas de emprego. Como responder sobre o motivo pelo qual você deixou seu antigo emprego quando a verdade é que você foi despedido?

Saiba que essa situação é completamente normal e acontece com mais frequência do que você imagina. A gente vai te ajudar a explicar o que aconteceu para o entrevistador quando ele perguntar por que você saiu do seu último emprego.

1. Seja honesto

Falar sobre uma demissão não é fácil e muita gente foge do assunto durante a entrevista. É importante, no entanto, demonstrar ao recrutador que você é verdadeiro e confiável. Não minta dizendo que você não foi demitido, isso pode ser facilmente descoberto se a empresa procurar por referências. Tenha uma breve explicação e contextualize o suficiente para que o recrutador entenda da melhor forma possível o que aconteceu.
Se foi um corte de custos, explique a situação da empresa e os motivos que te levaram a sair. No caso de problemas de relacionamento, o ideal é tentar entender seu papel na situação e mostrar como você aprendeu com isso.

2. Não culpe o antigo empregador

O que você busca é criar uma imagem íntegra para sua provável nova empresa e isso não se conquista jogando a culpa e difamando lugares por onde você passou. Seja franco e assuma suas responsabilidades. Caso o problema causador de toda situação realmente não tenha sido você, busque a melhor forma de comunicar isso para não soar imaturo.

3. Volte para o assunto anterior

Depois de conversar sobre os motivos pelo qual você deixou sua antiga empresa, volte para onde o assunto deveria estar: o porquê de você se encaixar tão bem na nova empresa.
Com isso, você consegue mostrar que a página virou e você está totalmente animado para uma nova oportunidade em sua carreira.

Esperamos que você se dê bem no seu novo momento de carreira! No nosso blog você encontra outras dicas sobre como conquistar o emprego desejado e construir boas relações profissionais!

Compartilhe.