4 coisas para evitar nas redes sociais se você está procurando emprego

Com o avanço da tecnologia, as redes sociais se tornaram uma verdadeira extensão do nosso cotidiano. Por isso, se você está procurando emprego, deve dar uma atenção especial aos seus perfis.

Cada vez mais a prática de analisar também o comportamento de candidatos nas redes sociais – até as que não são efetivamente profissionais – tem feito parte de processos seletivos das empresas. Quer saber como não dar nenhuma bola fora?

Veja nossas dicas:

1-  Pense antes de postar

Nossas redes sociais são um espaço em que nos sentimos livres, já que temos esse tipo de acesso como hobby. Mas cuidado: tenha em mente que, além de seus amigos íntimos e familiares, outras pessoas como colegas ou ex-colegas de trabalho (e os amigos deles) também fazem parte da sua rede. Então, antes de fazer uma postagem, faça as seguintes perguntas: “essa publicação pode ser mal interpretada?” e “ela pode me comprometer de alguma forma?”

8 dicas para promover o seu marketing pessoal no trabalho

2 – Cuide do que você publica – e mais ainda do que você engaja

Além das suas próprias publicações, é importante também levar em consideração o engajamento quando falamos sobre redes sociais. Uma simples reação, comentário ou compartilhamento também podem se tornar uma notificação ou surgir na linha do tempo de qualquer pessoa ligada à sua rede.

5 estratégias de networking que ainda não tinham passado pela sua cabeça

3- Marcações em fotos comprometedoras

O conceito de rede é exatamente esse: um ambiente que pessoas estão interconectadas. Por isso, ao cuidar de sua imagem, você também deve ter o controle sobre as publicações de outras pessoas que envolvam você. Uma dica bacana é habilitar a função de aprovação de marcações do que pode ou não aparecer em sua linha do tempo que alguma redes possuem. Assim, você consegue ter mais visibilidade em monitorar as postagem que envolvem você diretamente.

5 dicas para acertar na roupa para trabalhar

4- É sempre bom lembrar…

Ah, é sempre bom lembrar que reclamações públicas sobre ambientes de trabalho causam uma exposição negativa nas redes sociais, por isso, esse comportamento deve ser evitado.

Se você quiser avaliar a sua empresa, contando pontos positivos e negativos, pode contar com o Love Mondays! Seus dados estão seguros com a gente. Nunca vamos revelar sua identidade 😉

Feito com ♥ pela equipe Love Mondays, uma empresa do grupo Glassdoor

Compartilhe.