Como evitar que os problemas pessoais invadam o trabalho

Relacionamentos em crise, problemas de saúde, conta no vermelho. São muitos os problemas que podem encher sua cabeça a ponto de atrapalhar seu rendimento no trabalho. Somos humanos, e pensar que conseguiremos ir ao escritório completamente livres de nossas questões chega a ser utopia. Contudo, isso não impede de tentarmos, não é mesmo? A melhor maneira de lidar com essa situação é admitir o conflito e dar o seu melhor para conseguir administrar as vidas pessoal e profissional. Para ajudá-lo nessa tarefa, consultamos dois coaches que dão dicas preciosas para acalmar a mente e não entrar em uma fria na carreira.

Convide o chefe para conversar
 Pode ser que o problema perdure a ponto de afetar seu desempenho. Por isso, é importante que ele saiba o que está acontecendo para não pensar que o desinteresse tem algo a ver com o trabalho. “Muitas vezes, algo que parece complicado para você é mais simples para seu gestor, e ele pode ajudá-lo a resolver a questão com mais facilidade”, afirma Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching.

Desabafe com os colegas
Procure os que são mais próximos e que você tenha o mínimo de confiança, pois será muito importante que a equipe o ajude caso sua produtividade caia ou você tenha que se ausentar. Além disso, pode ser que eles tenham conselhos preciosos para ajudar você a sair dessa.

Não entre em detalhes
Quanto mais minúcias você revelar, mais exposto ficará à interpretação e julgamento das pessoas. Algumas situações precisam de cuidado redobrado, pois ainda são vistas com estigma entre empregadores, como problemas financeiros e legais. “Além disso, não é todo colega que tem a ética de não usar essas informações para te prejudicar”, alerta a coach de carreira Ana Lisboa.

Tenha bom senso
Na ânsia de desabafar, muita gente acaba atrapalhando o trabalho de colegas e superiores ao ocupá-los com seus problemas. Por isso, procure conversar fora do expediente, como na hora do almoço ou no happy hour, e lembre-se que todos têm suas próprias dificuldades. Se precisar conversar sobre assuntos pessoais no ambiente corporativo, fale a portas fechadas, mantenha o tom de voz baixo e faça de tudo para ser discreto.

Exerça um hobbie antes do trabalho
Uma ótima maneira de deixar os problemas em casa é não ir de lá direto para o trabalho. Vale correr, fazer um curso de idiomas, praticar yoga ou qualquer outra atividade que seja capaz de esvaziar sua mente para que você chegue renovado à empresa.

Peça uma folga
Se a cultura da empresa permitir, você tiver uma boa relação com seu superior e o trabalho estiver em dia, por que não? Você e seu chefe até podem negociar uma maneira de repor o tempo de ausência, se ele preferir.

Seja grato
Depois de o sufoco passar, lembre-se de agradecer o apoio de todos os colegas de trabalho que o acolheram, seja com palavras ou um pequeno cartão de agradecimento.

Por Finanças Femininaso primeiro site de finanças para mulheres do Brasil. Um site para ajudar mulheres a organizarem as suas contas, aprenderem a gastar melhor e a investir. Nosso objetivo é ajudar você a se tornar mais independente!

Compartilhe.