Estou muito interessado em uma posição em outra área. Como digo isso ao meu chefe?

Você trabalha há algum tempo com o mesmo chefe, tem um entrosamento grande e desempenha bem a sua função, mas surgiu uma oportunidade em outra área e você está muito interessado nessa vaga, mas não sabe como dizer isso ao seu superior. Essa situação é muito comum nas empresas e requer atenção para não comprometer seu relacionamento com seu chefe e, ao mesmo tempo, não te impedir de galgar uma posição melhor na companhia.
O primeiro passo é entender por que você quer deixar seu trabalho e requisitar um novo cargo. Depois, listar todas as razões em um papel. Isso pode te ajudar. Na sequência, converse com seu superior e enfatize os pontos positivos e coisas que você aprendeu em seu cargo atual. Destaque as experiências que teve com ele e fale sobre o que você gosta na sua posição.

Na sequência, fale das coisas que espera aprender com seu novo cargo e os desafios que terá pela frente. Seu chefe pode fazer várias perguntas, então esteja preparado para esse momento. O importante, nessa hora, é entrar na conversa com uma atitude positiva. Não destaque más experiências com seu chefe ou com colegas de trabalho, pois você pode precisar de uma referência dele no futuro. É essencial continuar se referindo a ele com respeito.

Algumas pessoas podem te ajudar nesse processo de transição, além do seu atual chefe. Qualquer um que seja influente em sua organização ou setor pode te ajudar a atingir suas metas. Fale com o máximo de pessoas que puder e diga que está procurando orientações sobre tipos de trabalho e experiência novas. Eles podem não saber que você tem interesse em uma área em particular ou tem habilidades específicas.

É importante, ainda, ter uma pessoa de recursos humanos entre os seus aliados. Ela sabe onde há vagas e pode te indicar caso saiba que você está interessado em outra posição. Seja qual for o resultado dessa iniciativa, o importante é manter o otimismo e nunca desistir. Boa sorte!

Compartilhe.