entrevistando o entrevistador

Bate-papo exclusivo da Love Mondays com Roman Krznaric, pensador cultural e filósofo e um dos fundadores da The School of Life.

Na opinião de Roman, a melhor maneira de sabermos se iremos gostar de uma profissão é experimentando – seja através de trabalho voluntário, estágio ou ‘shadowing’ (acompanhar um profissional por alguns dias). Porém, quando não podemos experimentar antes de tomar uma decisão, Roman dá algumas dicas de como investigar se um certo emprego poderá trazer satisfação profissional.

antes da entrevista

Picture

1- Fale com o máximo número de pessoas que você puder.
Use todos os seus contatos para investigar como é uma certa profissão ou empresa. Não se pode confiar em tudo o que está escrito nos websites das empresas ou no que as pessoas contam em entrevistas oficiais, então o melhor mesmo é conversar de maneira informal com pessoas que trabalham na área.

2- Pressuponha que você não sabe nada sobre a profissão.
Nós temos muitos mitos sobre como são algumas profissões. Na The School of Life vemos pessoas que têm profissões consideradas ‘cool’ e na verdade às vezes elas são infelizes e oprimidas em suas carreiras. É importante partirmos do princípio que quase com certeza não sabemos como realmente é um certo emprego.

durante a entrevista

Picture

Se você está confiante e quer mesmo saber se este emprego pode trazer satisfação profissional, é importante investigar sobre:

1- Autonomia.
Que espaço você terá para tomar suas próprias decisões? É importante termos autonomia para organizar nossas tarefas de maneira que elas sejam desafiadoras e criativas.

2- Qualidade das relações interpessoais.
Quanto de empatia, respeito e entendimento mútuo há nesta empresa? Aqui você deve prestar atenção em, por exemplo, como você é tratado pelas pessoas que estão entrevistando você. Você se sente tratado como um servo ou como uma pessoa igual a eles?

3- Criatividade.
Este é outro aspecto importante para a satisfação profissional. Uma maneira de descobrir se o trabalho envolve criatividade é perguntar ao entrevistador qual a coisa mais criativa que ele fez no seu trabalho nos últimos 3 meses.

Para quem está interessado em se aprofundar neste assunto, os livros do Roman Krznaric “Como encontrar o trabalho da sua vida”(Objetiva) e “Sobre a arte de viver” (Zahar) são ótimas leituras!

Compartilhe.