Quer mudar seu esquema de trabalho? Veja como se dar bem no Home Office

0

Você provavelmente conhece alguém que adotou o home office em sua rotina de trabalho. Seja atuando de forma autônoma ou vinculado a uma empresa, o home office tem facilitado a vida de inúmeros profissionais, que conseguem organizar melhor a sua rotina ao evitar o trânsito, deslocamentos e outros estresses que acontecem no dia a dia de quem trabalha fora. Você busca mais flexibilidade no seu esquema de trabalho? Temos dicas que podem te ajudar!

Primeiramente, antes de fazer essa transição você deve analisar se a empresa em que você trabalha oferece a possibilidade de home office uma ou algumas vezes por semana. Se sim, organize-se de forma a conseguir “fugir” do escritório e veja como as coisas fluem. Entretanto, caso a companhia em que você trabalha adote um esquema rígido e exija a presença física dos profissionais todos os dias, talvez seja a hora de procurar outro emprego.

Se essa for a sua opção, a dica número um que temos para te dar é que você seja honesto. Avalie, antes de fazer qualquer mudança, suas capacidades e experiências, além do quanto você está disposto a se dedicar ao trabalho quando estiver em casa. Sabemos que muitas pessoas não se adaptam a esse tipo de rotina, pois se distraem com filhos, problemas domésticos e conversas paralelas. Foco, concentração e respeito aos prazos são atributos fundamentais para quem deseja trabalhar de casa.

Se você cumprir esses requisitos acima, o próximo passo é ser específico em sua busca por um novo trabalho. Procure vagas que permitam o trabalho remoto e seja bem claro ao descrever o que você está buscando. Hoje em dia, o home office é exigido por alguns profissionais, que pretendem aumentar sua qualidade de vida e aparecer com menos frequência no escritório.

Outra alternativa é apostar no networking e nas redes sociais. Existem grupos de trabalho específicos para profissionais que atuam em sistema remoto e que publicam vagas, dicas e conselhos. Contar para os amigos que você está buscando esse tipo de oportunidade também é uma ótima ideia. Se você conhecer pessoas que já trabalham remotamente, pergunte a elas sobre seus hábitos, dicas de trabalho e desafios desse sistema.

Caso você tenha encontrado uma vaga de seu interesse, na hora de se candidatar a essa oportunidade que permite o home office você deve, primeiramente, avaliar os dois lados do trabalho remoto, que são:

Pontos positivos

  • Proximidade da família;
  • Maior independência;
  • Redução do estresse decorrente do trânsito;
  • Alimentação mais saudável;
  • Mais qualidade de vida;
  • Maior liberdade profissional;
  • Privacidade;
  • Definição do próprio horário de trabalho.

Pontos negativos

  • Perda da privacidade pessoal;
  • Possibilidade de excesso de carga de trabalho;
  • Indefinição de horários de trabalho e lazer se não houver planejamento e disciplina;
  • Tendência ao isolamento social (para quem mora sozinho);
  • Falta de atualização profissional em processos gerenciais;
  • Interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais.

Depois de avaliar esses pontos, caso você esteja convencido de que o home office é a solução ideal para você, invista nas oportunidades. Adotando um planejamento sério e focado você consegue extrair o melhor do home office e minimizar seus pontos negativos. Cada vez mais presente no mercado, o trabalho remoto está, aos poucos, roubando a cena, tornando-se parte da rotina de empresas e profissionais.

Adaptando-se bem a esse novo cenário você garantirá seu sucesso pessoal e profissional e estará mais preparado para enfrentar mudanças nas carreiras tradicionais. O Love Mondays deseja a você toda a sorte nesse momento tão importante. Ouse sem medo e garanta o sucesso da sua carreira!

Compartilhe.