Emprego novo? Veja como impressionar!

Você passou pelo processo seletivo, dinâmicas de grupo, entrevistas com gestores e, finalmente, conseguiu a tão sonhada vaga de emprego! O primeiro dia de trabalho é o momento de conhecer os novos colegas, entender melhor a sua função na companhia e criar os primeiros laços, mas é importante que você cause uma boa impressão logo de cara, pois contar com a simpatia de superiores e colegas poderá abrir muitas portas para você durante o seu trabalho.

Impressionar nos primeiros dias de trabalho não é fácil, mas podemos te ajudar com algumas dicas que selecionamos para que você comece no novo trabalho com o pé direito e a popularidade alta. Acompanhe!

1. Faça um checklist do que é fundamental

Alguns comportamentos e ações são indispensáveis no primeiro dia de trabalho. Chegar no horário ou até um pouco mais cedo é um exemplo de prática fundamental, bem como ir bem vestido(a), coletar algumas informações sobre a empresa e estar a par das últimas notícias referentes a ela. Outras atitudes básicas como cumprimentar a todos e demonstrar simpatia e disposição para ajudar são indispensáveis no primeiro dia em uma nova empresa – e em todos os outros dias, convenhamos.

2. Esteja disponível para ajudar

Você pode não saber muita coisa sobre o seu trabalho ainda, mas demonstre interesse em aprender e em ajudar. Não tenha medo de sair da sua zona de atuação e opinar sobre outros assuntos, se achar necessário. Se um chefe tem um problema, quem sabe não chegou a sua hora de brilhar oferecendo uma solução? Seja aquela pessoa que aceita desafios e encara problemas que a maioria não encararia, mostrando humildade e vontade de aprender. Isso te ajudará a ganhar muitos pontos!

3. Mostre consideração pelos seus colegas

Seja uma pessoa entusiasmada com o seu trabalho e valorize a ajuda que seus companheiros te dão. Você sabia, por exemplo, que pessoas positivas atraem os outros? Por isso, evite fazer comentários negativos sobre trabalhos anteriores e foque no próximo desafio! Ouça muito, fale menos e entenda como funciona a cultura da empresa, adaptando-a às suas características pessoais e avaliando como você pode ajudar a companhia da melhor forma. (Veja aqui como criar relações positivas no trabalho).

4. Esclareça as expectativas

É fundamental que você, a empresa e seu chefe estejam na mesma sintonia, então, nada melhor do que os primeiros dias de trabalho para já definir o que é esperado. Nossa dica é para que você questione ao seu líder quais são as prioridades e problemas que precisam ser resolvidos imediatamente, como sua performance será avaliada, se haverá feedbacks e o que se espera de você especificamente. Entenda como seu líder pensa nesse post.

5. Reduza a sua ansiedade

É claro que a maioria das pessoas deseja causar grande impacto em uma empresa logo de cara, mas, nos primeiros dias, é essencial entender que não haverá aprovação imediata – você precisará provar que sua contratação valeu a pena e, por isso, é tão importante se conectar às pessoas, ser solícito(a), desenvolver suas habilidades e superar as expectativas ao longo do tempo. A ansiedade em querer dar grandes resultados logo no início pode te atrapalhar, então, tenha calma e mantenha o foco.

Na maioria dos casos, a primeira impressão em uma empresa é a que fica, por isso é tão importante garantir que colegas e superiores enxerguem você não como uma ameaça, mas como uma peça a mais do time para ajudar a resolver problemas e conquistar ótimos resultados. Sucesso!

Compartilhe.