4 motivos para não desconsiderar um emprego em outra cidade

Mudanças no ambiente de trabalho, como trocas de gestão, de equipe ou até de estratégias, podem ter grande impacto na vida de um profissional. Por causa do apego às situações que já conhecemos, enfrentar algo novo pode gerar insegurança. É nisso que surgem inseguranças na hora de considerar aceitar uma proposta de emprego em outra cidade.

A ideia de trocar de cidade por uma oportunidade de trabalho pode acabar sendo descartada sem grandes reflexões. Entretanto, apesar da nossa resistência natural ao novo, uma troca de cidade, estado ou até mesmo país pode trazer à vida profissional – e pessoal – grandes benefícios.

Leia também: Inbound Recruiting: uma nova forma de ser contratado pelas empresas

Por isso, preparamos uma lista com 4 motivos pelos quais você não deveria desconsiderar uma proposta de emprego que envolva mudar de cidade.

1. O mundo se torna um lugar maior!

Deixar sua cidade para trás é com certeza uma mudança complicada. Porém, tão grande quanto esse passo é a quantidade de novas experiências que terá pela frente. Você irá recomeçar sua rotina, criar novos hábitos, frequentar novos restaurantes, descobrir uma nova cidade, novos passeios e, principalmente, novas pessoas!

Mudar de cidade é, acima de tudo, uma oportunidade de abandonar sua zona de conforto e progredir como pessoa. Em um ambiente totalmente novo, é inevitável passarmos por um processo de aprendizado intenso que irá contribuir para um amadurecimento em todos os setores da vida.

Veja também: 4 sinais de que você foi bem na entrevista de emprego

2. Seu currículo vai se destacar

Há algum tempo, as empresas têm voltado seus olhos para os espíritos aventureiros no mercado de trabalho. A demanda por perfis dinâmicos e “viajados” é cada vez maior em um mundo tão globalizado. Isso se deve ao valor conferido às experiências e aprendizados que um viajante – motivado por uma oportunidade de trabalho ou não – adquire em sua jornada.

Assim, carregar consigo uma experiência tão intensa como mudar de cidade por uma oportunidade de emprego, por vezes, pode valer muito mais no seu currículo do que vários anos de experiência em um único lugar.

Você vai gostar de: Currículo: o guia completo para se destacar

3. Pode ser a única oportunidade desse tipo que você receberá

Apesar de não ser incomum uma empresa recrutar profissionais de fora da cidade onde está sediada, o número de oportunidades como essa é baixo em comparação com contratações locais. Por isso, mesmo que você esteja inseguro em relação à mudança, tenha em mente que oportunidades como essa não caem do céu e talvez não apareçam novamente.

Descubra 5 atitudes que podem prejudicar sua carreira sem você perceber

4. Não precisa ser para sempre

É comum ficarmos inseguros ao tomar grandes decisões, mas é sempre bom ter em mente que a maior parte delas não é irreversível. O curso que a pessoa escolher ao terminar o ensino médio não precisa se tornar sua profissão para a vida inteira, por exemplo – quantos não passaram por várias faculdades até encontrar algo de que realmente gostem?

Da mesma forma, mudar para outra cidade por causa de um emprego não implica que você terá de morar nela para sempre.  Amanhã você pode estar voltando para a sua casa antiga, com uma bagagem profissional e pessoal ainda mais rica e para uma oportunidade ainda melhor.

Leia também: 8 perguntas que você precisa saber responder em uma entrevista de emprego

Desejamos sucesso. Continue navegando no nosso blog para ler mais sobre como conquistar a oportunidade ideal, construir boas relações e gerenciar a sua carreira. 😉

Leia também:

Os setores com funcionários mais felizes

5 qualidades para se destacar em processos seletivos

As 50 perguntas de entrevista de emprego mais comuns