Employer branding para atrair candidatos certos

0

Realizamos uma pesquisa exclusiva para entender como o Employer Branding – que é a reputação de uma companhia como empregadora – tem sido usado por empresas e profissionais. Foram ouvidas mais de 4,7 mil opiniões entre os dias 6 e 17 de julho.

Na primeira etapa da pesquisa, mais da metade dos profissionais indicaram que a empresa onde trabalham não faz nenhum tipo de divulgação sobre como é o ambiente de trabalho, os benefícios ou sua cultura. Cerca de 20% disseram que a empresa costuma comunicar sua marca empregadora, mas a realidade é pior do que ela demonstra.

Para 13%, a empresa faz divulgações e a realidade é condizente com o demonstrado. Outros 12% afirmaram que a empresa divulga seu ambiente de trabalho e a realidade é ainda melhor do que ela comunica.

Na segunda etapa, o levantamento perguntou se os profissionais pesquisam sobre uma empresa antes de se candidatar a uma vaga ou aceitar uma proposta. Mais de 75% disseram que sim e que as informações obtidas influenciam a decisão. Para 13%, as informações não mudam a escolha. Outros 11% afirmaram que não costumam pesquisar sobre as empresas antes de aceitar um trabalho.

“Esta pesquisa sugere que existe uma grande oportunidade para que as empresas obtenham a vantagem de atrair talentos contando sua história de forma autêntica e convincente para o mundo exterior. O que vemos em outros mercados é que as empresas estão usando Employer Branding como uma ferramenta-chave na busca por talentos”, diz Luciana Caletti, CEO e cofundadora do Love Mondays.

Entre os que afirmaram fazer pesquisas, 88% buscam duas ou mais fontes de informação para isto. As fontes mais buscadas são Google, Love Mondays, Vagas e Linkedin. O levantamento ouviu 2095 pessoas na primeira etapa, entre os dias 6 e 13 de julho, e 2626 pessoas na segunda etapa, entre os dias 14 e 17 de julho, no nosso site.

Confira a seguir os resultados completos da pesquisa:

Leia também: 10 formas de promover o Employer Branding para novos contratados

Compartilhe.