Saiba do que os jovens mais gostam nas empresas

0

Mais conhecida como geração Y, os millenials são profissionais nascidos após 1980, até meados de 1990, que têm mudado algumas características do mercado de trabalho devido à forma como enxergam questões referentes a bem-estar, carreira, sustentabilidade e vida pessoal. Cada vez mais antenados às novidades e desapegados a formalidades características de sua geração anterior, a X, os membros da geração Y já chegaram aos cargos de liderança nas empresas, mas será que eles valorizam as mesmas coisas que profissionais mais antigos?

A resposta é não. Nas inúmeras avaliações que recebemos todos os dias, muitas delas são feitas por jovens pertencentes à geração millenials, e grande parte desses profissionais elege o ambiente de trabalho – descubra o que eles buscam no ambiente de trabalho aqui – como o aspecto mais importante em uma empresa, sabia? Os benefícios são apontados como a segunda questão mais importante, ao lado de aprendizado e competência dos companheiros, considerada pelos jovens como fundamental para aprender e progredir na carreira, fato que, aliás, é o quinto mais apreciado pelos millenials em uma empresa.

Cada vez mais, aspectos como salário dão lugar a pontos como benefícios e flexibilidade do trabalho nas empresas e isso se deve, em grande parte, às necessidades dos jovens profissionais, que têm uma forma mais dinâmica de encarar as tarefas do dia a dia. Folgas, horários flexíveis e oportunidades de crescimento na carreira, com viagens e experiências internacionais, são outros aspectos que atraem os jovens nas empresas, cada vez mais preocupadas em conquistar e manter seus jovens talentos a longo prazo.

Para se ter uma ideia das necessidades da geração Y e de como esses jovens têm mudado o mercado de trabalho, a HEAD Foundation e o Universum conduziram uma pesquisa com mais de 16 mil pessoas entre 18 e 30 anos, em 43 países. Uma das conclusões obtidas com a pesquisa é que os millenials desejam chefes que lhes deem poderes, ou seja, capacidade de conduzir seus projetos e flexibilidade para decidir quando e como trabalhar. Um balanço entre vida profissional e pessoal também foi mencionado por grande parte dos millenials, que consideram essa característica muito importante em uma companhia. Entre os maiores temores apontados pelos jovens estão o fato de não encontrarem um trabalho que lhes satisfaça, ficar muito tempo estagnado em uma posição dentro da empresa, além de não realizarem suas metas profissionais.

Uma empresa brasileira muito apreciada pelos profissionais jovens é o Buscapé. Em nossas pesquisas de satisfação, os colaboradores da companhia destacam o ambiente de trabalho informal como o ponto que mais apreciam na empresa, seguido pelos benefícios, outro grande atrativo. As possibilidades de aprendizado também são outra característica que trai os jovens que trabalham no Buscapé, bem como a competência dos companheiros e a flexibilidade, que agrada muito os millenials.

Independentemente das características e da cultura de uma empresa, estar atento às mudanças do mercado de trabalho e aos valores que mais importam para os colaboradores é a melhor forma de conquistar e reter bons profissionais. Transformar-se na empresa dos sonhos dos jovens é o segredo para crescer com eles!

Compartilhe.