Dicas básicas para ter sucesso no trabalho e causar boas impressões

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Segundo um estudo conduzido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, dois terços das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas. Falta de etiqueta, vestimenta inadequada, gênio forte, inflexibilidade e dificuldade para trabalhar em grupo são os principais motivos pelos quais uma empresa abre mão de um profissional, mesmo que ele seja competente. Sem uma boa habilidade para criar relacionamentos, uma pessoa reduz drasticamente as suas chances de ter sucesso, sabia?

Para que você garanta o seu sucesso profissional não basta apenas ser uma pessoa agradável e desenvolver o seu trabalho de forma satisfatória. Você precisa saber se portar, se vestir, filtrar comentários maldosos ou que possam gerar confusões, “apagar incêndios” e criar um ambiente de conhecimento, confiança e parceria (Leia mais sobre em  A Importância de ser otimista no trabalho). Certamente, reunir todas essas habilidades não é tarefa fácil e requer muita dedicação, mas essa conquista representará grande parte do seu sucesso em uma organização. Para te ajudar a evoluir na carreira e ser uma pessoa indispensável em uma empresa, listamos, a seguir, alguns passos que devem ser seguidos. Acompanhe:

1.Chame atenção

Ao contrário do que se imagina, chamar atenção em uma companhia é extremamente importante. É evidente que você não deve fazer isso sendo uma pessoa escandalosa ou criando polêmicas – você precisa se destacar por sua competência, inteligência, poder de raciocínio, capacidade de resolver problemas e por ser sociável e atencioso. É importante que outras pessoas o tenham como “norte” caso seja preciso resolver problemas ou conter os ânimos em uma crise. O objetivo é ser uma referência de comportamento, com capacidade de fazer com que as pessoas prestem atenção em você e considerem a sua opinião.

2.Demonstre segurança

Para conseguir reconhecimento, é fundamental que um profissional realize seu trabalho com propriedade e transmita seu raciocínio de forma clara e concisa. Em momentos de emergências, esse profissional pode sacar ideais criativas, mas o ideal é que ele sempre se mantenha na posição de ser alguém que sabe do que está falando e tem 100% de segurança em bancar suas opiniões e ideias.

3.Cuide do visual

Seu modo de se vestir e de se portar diz muito sobre você. Pode parecer menos importante, mas a seriedade de um profissional também é medida pela sua postura e forma de se apresentar perante os outros. Na hora de se arrumar, você deve se perguntar qual é a imagem que sua empresa precisa projetar e, então, vestir-se de acordo com isso. Se uma pessoa tem um perfil muito delicado, por exemplo, e precisa projetar uma imagem maior de força, recomenda-se que ela escureça um pouco as roupas ou traga mais estrutura para as formas. Importante: cores quentes causam mais aproximação, ao passo que as cores frias causam distanciamento.

4.Seja educado. Sempre

Pessoas mal educadas e arrogantes podem até ter posições de liderança, mas certamente não serão queridas e nem recomendadas caso percam seus empregos. No mercado de trabalho atual, pessoas “grosseiras” têm sido preteridas em promoções ou contratações e profissionais mais afáveis, empáticos e solícitos costumam assumir esses postos. Opiniões muito rígidas e preconceitos estão totalmente desalinhados com a cultura do mercado de trabalho adotada por grande parte das empresas atualmente

Nem sempre é fácil se adaptar a diversos perfis, comportamentos, velocidades de trabalho, raciocínio e personalidades, porém, se você conseguir desenvolver suas habilidades de compreensão, empatia e relacionamento com diferentes pessoas, certamente estará muitos passos à frente de profissionais que preferem se manter estáticos e fechados em suas opiniões, desafios e metas. Aposte nisso e aproveite os frutos que isso lhe trará!

 

 

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