3 dicas para dar um feedback mais efetivo para sua equipe

0

Independente da hierarquia profissional, o feedback é uma ferramenta importante para líderes e gestores e ajuda a equipe a se desenvolver. E quando falamos neste assunto, existem duas palavras que não podem ser deixadas de lado: precisão e consistência. A falta desses dois pontos são apenas alguns dos motivos pelos quais essa tática pode acabar atrapalhando ao invés de ajudar.

Se você sente que as suas sessões de feedback não estão gerando o efeito esperado na equipe, aqui vão algumas dicas:

1- Não faça críticas em excesso

Uma sessão de feedback precisa ser baseada no equilíbrio. Se você for muito duro com a equipe, pode gerar um efeito negativo. Para evitar que esse tipo de feedback exerça um efeito negativo, aqui vão algumas dicas.

Primeiro, enfatize também características positivas para gerar equilíbrio. Você pode se lembrar de pontos positivos, negativos e positivos novamente para um bom fechamento. Descreva uma situação e exemplifique as impressões que você teve ao invés de trazer sentimento de culpa. Por fim, sugira alternativas de melhoria ao invés de trazer a velha discussão de quem está certo ou errado à tona.

Veja mais em 6 dicas para se comunicar melhor no trabalho

2- Tenha uma estrutura para a conversa

O seu feedback precisa ter uma estrutura para ser efetivo. Isso ajuda não apenas para o receptor, mas também te prepara melhor para o bate-papo. Por isso, crie uma espécie de roteiro pré-feedback para ser preenchido pelos membros da equipe e servir como um guia na conversa. Essa é uma ótima forma de incentivar uma reflexão prévia para os dois lados.

Linguagem corporal: o que  seu corpo diz a seu respeito?

3- Aprenda a ouvir

O feedback só é realmente efetivo quando existe uma troca. Para isso, é preciso também ouvir o que o outro lado tem a dizer. E isso significa também receber opiniões da equipe. Alguns profissionais podem não se sentir tão confortáveis em avaliar seus gestores cara a cara. Uma ideia que pode ser implementada de forma simples é criar um formulário anônimo com algumas perguntas-chave. Essa ideia pode ser direcionada não apenas de forma vertical, mas horizontal, entre os membros da equipe, para ter um feedback mais transparente.

Este artigo foi inspirado em 5 Reasons Your Feedback Is Hurting, Not Helping, do Glassdoor, grupo do qual o Love Mondays faz parte

Compartilhe.