Como cultivar bons relacionamentos profissionais

O trabalho costumava ser um lugar onde você ia, passava oito horas do seu dia e voltava para casa. Não era onde você esperava criar amizades e conexões significativas.

As coisas mudaram. Houve uma mudança dentro da dinâmica do trabalho e hoje as pessoas procuram um trabalho com significado. É o que diz Jenn DeWall, coach de carreira. “Um trabalho significativo engloba uma série de coisas, desde um trabalho apaixonante até fazer parte de um time forte e saber seu valor dentro da equipe”. A essência de um trabalho significativo são as pessoas com quem você trabalha e seu relacionamento com elas.

Muitas vezes passamos mais tempo trabalhando do que com nossas famílias e amigos. Procuramos hoje um retorno no investimento desse tempo não só cultivando uma boa carreira e remuneração, mas também nos relacionamentos.

Em tempos de networking, investir em boas relações profissionais também é prezar pelo avanço da sua carreira e garantir posições no seu emprego atual. Confira dicas para melhorar o relacionamento com seus colegas de trabalho:

• Foque no simples

Quando você estiver ingressando em uma nova empresa, bata um papo com um tom informal com seus novos colegas de trabalho. Pergunte o que eles estão achando sobre trabalhar lá, suas especialidades dentro da organização e seus hobbies.

• Pratique humildade e gratidão

Ninguém quer trabalhar com um “sabe tudo” ou alguém que pensa que não precisa de ajuda. Se você agir dessa maneira, o número de pessoas que vão querer trabalhar com você e construir um relacionamento será bem pequeno. É importante deixar claro em suas ações, principalmente em feedbacks e reuniões gerais, que você está ali para aprender, independentemente de seu momento de carreira.

• Mostre transparência

O que mais incomoda e abala as relações profissionais é a falta de transparência em processos. Muitas áreas dependem do trabalho de outro setor para concluir suas atividades. Atrasos são normais e sempre vão acontecer, mas comunicar isso previamente de maneira honesta, apontando os motivos para o trabalho não fluir, é o ponto fundamental para preservar as relações e não gerar estresse na equipe.

• Escute e observe

Faça questão de entender por completo a cultura da empresa, seus processos e o perfil dos colegas. Cada organização tem sua dinâmica e ritmo, muitas vezes imposta por quem colabora para seu desenvolvimento. Saiba se adaptar ao ambiente e respeitar o espaço de todos.

• Seja um facilitador, sempre!

Uma facilitar é alguém que sempre age para colaborar com sua equipe e colegas, seja lá qual for o assunto. Você vai perceber que existem várias possibilidades de ajudar seus colegas em diversas atividades que muitas vezes não estarão sob sua responsabilidade e contribuir com isso não te custará nada. Estamos falando sobre ser solícito e sempre tentar contribuir com soluções, melhorando o clima do ambiente.

Este artigo foi inspirado em “8 ways to Cultivate Better Work Relationships in 2018” , do Glassdoor, grupo do qual o Love Mondays faz parte.

Compartilhe.