5 dicas para conseguir o emprego dos seus sonhos

0

Pesquisas disponíveis mostram que mais da metade das pessoas que estão atualmente empregadas consideram arranjar um novo emprego e assumem sentir que têm somente um trabalho, mas não uma carreira estruturada.

Se você acabou de se formar e está procurando por um primeiro emprego ou está cansado do seu emprego atual e precisa de realocação, confira dicas que vão te deixar mais perto de seu emprego dos sonhos.

1. Dê bastante atenção ao seu currículo

Seu currículo é capaz de influenciar suas chances de ser contratado mais do que qualquer outra coisa. Os recrutadores em geral gastam menos de 4 minutos lendo seu currículo e tomam uma decisão no primeiro minuto de leitura. Em resumo, seu currículo pode ser uma vantagem ou desvantagem na sua busca por emprego – o que significa que você, provavelmente, deveria dar mais atenção a ele.

Antes de enviar seu CV, releia e edite o documento cuidadosamente: os recrutadores tendem a rejeitar um candidato por erros de gramática no currículo, já que esses erros podem indicar desleixo e falta de atenção a detalhes.

Mantenha seu currículo simples e direto, evitando ser muito “rebuscado”. Vá direto ao ponto e evite o excesso. A mesma coisa vale para o design: mais de 40% dos recrutadores rejeitam candidatos devido ao abuso de design, fontes inapropriadas, imagens ou emojis em seus currículos.

2. Tenha vários formatos de currículo

Muitas das pessoas que estão à procura de um emprego têm a impressão de que um currículo deve ser o mesmo para toda e qualquer vaga. Não necessariamente. Ter diferentes currículos pode te dar uma vantagem quando se trata de conseguir o emprego dos sonhos.

Seu currículo deve incluir informações relevantes que indicam que você é qualificado para a posição em que você está interessado.
Ao invés de ter que modificar seu currículo para cada candidatura (aumentando a possibilidade de erros) você pode simplesmente ter versões diferentes que servem para cada tipo de vaga.

3. Consiga uma recomendação interna

Outro jeito, aparentemente simples, mas muito eficiente, de alcançar o trabalho dos sonhos é conseguindo uma recomendação de alguém da equipe. Com uma recomendação interna as chances ficam a seu favor para conseguir a contratação.

Se você está interessado em trabalhar em uma empresa e tem um ponto de contato lá dentro, não espere pela divulgação de uma vaga. Peça que você seja indicado às pessoas responsáveis pela tomada de decisão e fortaleça sua candidatura.

4. Demonstre suas habilidades

Conseguir boas experiências de trabalho e construir conexões sólidas para aumentar sua chance de contratação são ideias eficientes. Mas, demonstrar suas habilidades pode ser um ótimo cartão de visitas. Um bom exemplo é o do estadunidense Matthew Epstein.

Ele queria muito trabalhar no Google, mas não conseguia entrar. Ele decidiu criar um site direcionado ao próprio Google. A ideia pegou e se tornou viral, resultando no contato do Google e de outras várias empresas buscando contratá-lo. Mesmo sem conseguir o emprego no Google, ele acabou chamando atenção de outras empresas e pode escolher onde queria trabalhar. Foram tantas opções que decidiu pela empresa que mais se esforçou por ele.

5. Estude a empresa

Com o currículo bem feito, é hora de ir bem nas entrevistas. Antes de ir para a conversa, leia sobre a empresa e procure conhecer o que os funcionários pensam do ambiente. Assim, você pode fazer perguntas e também entender se este é o ambiente certo para o seu momento de carreira. No Love Mondays, é possível conhecer mais de 150 mil empresas sob a perspectiva dos funcionários.

Depois de conhecer essas dicas, você estará preparado para causar uma boa impressão em qualquer processo seletivo. Assim, aos poucos você chegará mais perto de conquistar o emprego dos seus sonhos.

Compartilhe.