Dicas do marketing para aplicar na busca por emprego

0

Ainda que não seja a sua área de atuação, o marketing tem tudo a ver com a sua carreira. É que esse conjunto de estratégias que visa entender e atender às necessidades do cliente também pode ser aplicado à sua vida profissional.

Separamos a seguir alguns princípios básicos do marketing que podem ajudar você na busca por um emprego:

Posicione-se no mercado

Posicionar-se no mercado é ter clareza sobre quais são as suas crenças, o que você valoriza e qual é sua proposta de valor, comunicando esses pontos de maneira assertiva.

Quando avalia candidatos a uma vaga de emprego, um dos pontos mais importantes para o recrutador é o alinhamento com a cultura e valores daquela empresa. Ao se candidatar, você precisa mostrar no seu currículo e principalmente durante as entrevistas que combina com aquele ambiente e compartilha dos mesmos princípios!

Construa sua presença online

É inocência pensar que recrutadores não irão ver seus perfis em redes sociais para tentar saber um pouco mais sobre você. Mas não se preocupe, pois é possível usar isso a seu favor.

Construir uma imagem profissional nesses sites pode te ajudar a ficar mais próximo do seu futuro emprego, então tome cuidado ao publicar ou engajar com posts que tenham conteúdo inapropriado ou que de alguma forma possam comprometer sua reputação. Que tal postar de vez em quando assuntos mais sérios ou que tenham relação com o mercado em que você atua?

Leia também 4 coisas para evitar nas redes sociais se você está procurando emprego

Saiba mensurar seus resultados e otimize!

Você tem ido a muitas entrevistas? O que dizem os feedbacks negativos que recebe de recrutadores? Essas e outras informações são indicativos de como anda a sua performance na busca por emprego.

Tendo clareza nesses pontos, você poderá adotar novas estratégias para ajeitar seu currículo, carta de apresentação ou portfólio e melhorar sua atuação em entrevistas.

Não se esqueça do relacionamento

Essa é uma dica importante principalmente para quem está buscando uma recolocação profissional. Vai chegar a hora em que você precisará ativar um contato que trabalha em certa empresa e que poderia te indicar ou mesmo avisar caso alguma vaga seja aberta. É nesses momentos que fica claro como o tão comentado networking é algo importante de se desenvolver durante uma carreira.

Compartilhe.