6 dicas para se comunicar melhor no trabalho

0

Comunicação é, sem sombra de dúvidas, uma competência necessária em qualquer área de atuação. Ainda assim, existe uma linha tênue que separa um profissional eloquente e que se comunica bem de quem é  formal demais, pouco natural ou mesmo tão informal que acaba não sendo levado a sério.  Quer aprender a se comunicar melhor? 

Veja a seguir algumas dicas simples para encontrar o equilíbrio ideal para uma boa comunicação no ambiente de trabalho:

1- Mostre interesse

Naturalmente, todos nós temos a tendência de gostar mais de pessoas que se interessam por nós. Experimente começar uma conversa com uma pergunta e então, genuinamente, preste atenção. Um simples “como andam as coisas?” pode ser um bom começo.

Leia mais em 10 dicas para conversar melhor

2- Fique atento à cultura da empresa

É verdade que algumas brincadeiras talvez não caiam muito bem em um ambiente de trabalho mais conservador. Da mesma forma, uma postura super formal talvez faça com que as pessoas se sintam menos à vontade com você em uma empresa mais descontraída. Conseguir ler o ambiente e se adequar bem à cultura da empresa é sempre uma boa escolha.

Veja 8 dicas para promover o seu marketing pessoal no trabalho

3- Deixe algumas opiniões pessoais fora do escritório

É legal saber que você ama o seu bichinho de estimação e que curte correr aos fins de semana, porém, é sempre bom deixar algumas posições pessoais e que podem gerar polêmica, como política e religião, fora do escritório.

4- Evite a tentação de fofocar

Fofoca de trabalho, mais cedo ou mais tarde, vai acabar voltando para você. Se você tiver acesso a algum tipo de informação confidencial, por exemplo, saiba guardar segredo. E, não importa o que aconteça, evite falar mal de seus chefes ou colegas de trabalho pelos corredores. Se necessário, aguarde o momento adequado para um feedback.

5- Converse em momentos apropriados

Bater um papo de 2 minutinhos enquanto faz uma pausa para um café ou entre uma reunião e outra é uma coisa, mas, engatar uma conversa quando sabe que a outra pessoa está super atarefada ou atrasada para uma reunião, não parece muito apropriado.

Veja também: 4 maneiras de ser mais assertivo no trabalho

6 – Marque um horário para falar sobre trabalho

Assim como conversas paralelas durante o expediente têm seus momentos mais adequados, temas relacionados a trabalho merecem um horário reservado na agenda. Não é uma boa ideia passar um feedback ou sugerir uma nova ideia para melhorar resultados em uma conversa de 30 segundos no elevador, não é mesmo?

Este artigo foi inspirado em 14 Conversational Skills You Can Easily Learn and Apply at Work, do Glassdoor, grupo do qual o Love Mondays faz parte.

Compartilhe.